Assistência Social e Cidadania
Sexta-feira - 19/08/2022

“Primeira Infância”: Semasc e Uern realizam oficina para crianças assistidas pelos CRASs

Por: Solange Santos
Foto: Allan Phablo (SECOM/PMM)

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promoveu na tarde desta sexta-feira (19), uma oficina para as crianças do Serviço de Fortalecimento de Vínculos Familiares (SFVF).

A professora Terezinha Albuquerque, do Departamento de Ciências Sociais e Políticas da Uern, dirigiu a oficina representando o projeto “Núcleo de Políticas Públicas”. “Nossa proposta consiste em fazer o diagnóstico rápido e participativo com as crianças, onde elas vão manifestar seus conhecimentos a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no sentido de indicar quais são os direitos que constam no Estatuto e também que direitos têm sido negligenciados na vida delas em comunidade, na vida escolar, no âmbito da saúde, no esporte e lazer. Vamos coletar esse material para que a gente consiga sistematizar para que entre no plano municipal da primeira infância de Mossoró”, declarou.

A oficina faz parte do Programa “Criança Feliz”, que durante esse mês de agosto tem realizado uma vasta programação para discutir temas relevantes sobre a primeira infância. “Nosso encontro hoje faz parte da programação da “Primeira Infância”, voltada hoje para o público do Serviço de Fortalecimento de Vínculos Familiares dos Centros de Referência e Assistência Social (CRASs), no caso as crianças. Queremos fortalecer o conhecimento delas sobre os direitos”, disse a coordenadora do "Criança Feliz", Denisa Praxedes.

Para o universitário João Victor, do curso de Ciências Sociais da Uern, a oficina é um momento de aprendizado mútuo entre eles estudantes com as crianças na faixa etária de 5 a 12 anos. “É uma experiência desafiadora e enriquecedora porque adentra você em um mundo lúdico. Trabalhar com crianças nos desafia a realizar atividades que prendam a atenção delas”, disse.

A Semasc tem sempre buscado parcerias importantes com outras instituições e profissionais que somam no interesse comum, que é cuidar da população em todos os aspectos. “Esse mês em alusão a ‘Primeira Infância’ tem sido recheado de atividades e em todas elas temos contado com parcerias e também buscado trabalhar em rede com a Secretaria da Saúde e da Educação. Hoje estamos contando com a parceria da Uern e tem sido lindo o trabalho que estão realizando aqui com nossas crianças, frisou a titular da pasta, Evanice Fernandes.