Quinta-feira - 25/04/2019

Câmara Municipal realiza Audiência Pública sobre arboviroses

A Câmara Municipal de Mossoró (CMM) realizou na manhã desta quinta-feira (25) uma Audiência Pública sobre dengue, chikungunya e febre amarela. A audiência teve o objetivo de debater, apresentar dados e reforçar a necessidade da sociedade se conscientizar no combate às arboviroses. O vereador Professor Francisco Carlos foi o propositor da audiência, tendo a aceitação dos demais parlamentares.

Segundo dados do Setor de Endemias da Secretaria de Saúde, são mais de 140 mil imóveis na zona urbana de Mossoró que os agentes de endemias têm que visitar a cada dois meses, período de conclusão de um ciclo de combate ao Aedes aegypti. Ao longo do ano são realizados seis ciclos na qual pelo menos 80% desses imóveis devem ser visitados, seguindo uma orientação do Ministério da Saúde.

Com apresentação desse quadro, a secretária de Saúde, Saudade Azevedo, pediu que a população seja uma grande parceira para que o trabalho dos agentes seja exitoso. “Precisamos encontrar um caminho para os imóveis que estão fechados. Nós já sentamos para conversar sobre isso, mas precisamos que as pessoas nos ajudem e abram suas casas. Nós não estamos enfrentando uma epidemia, mas é possível que venhamos a passar. Precisamos cuidar da nossa casa e do nosso quintal, esse é um apelo da Secretaria de Saúde. Vamos dar as mãos e enfrentar, só assim vamos conseguir. Precisamos ser vigilantes e essa vigilância precisa ser contínua.”, afirmou Saudade. A secretária ainda agradeceu ao Professor Francisco Carlos pela proposição da audiência.

Durante a realização do primeiro ciclo neste ano, o Setor de Endemias identificou 33.959 imóveis fechados nos bairros chamados de dormitórios, que são as localidades onde os agentes de endemias encontram mais residências fechadas. Ainda durante a apresentação dos dados, o coordenador das Endemias, Adriano Gledson, reforçou o apelo para os mossoroenses abrirem suas casas aos agentes. "São mais de 30 mil casas fechadas. Eu faço um apelo para que vocês abram as portas para os agentes de endemias. Entendem a importância deles para combater e eliminar os focos dos mosquitos.", destacou Adriano.

Idealizador da audiência, Francisco Carlos pontuou que sempre ter o engajamento da sociedade na luta contra o mosquito Aedes. “É importante manter a sociedade alerta em Mossoró. A Câmara Municipal está cumprindo com o seu papel de promover esse tipo de debate. Estamos ouvindo todo mundo, apresentando o trabalho da Secretaria de Saúde, que tem um plano de contingência, além das várias outras ações que são desempenhadas ao longo do ano.”, disse o parlamentar que também é membro do Comitê de Combate às Arboviroses.

"Nosso trabalho é de levar educação, prevenção e eliminar as lavas dos mosquitos. Quando a população e os agentes de endemias trabalham juntos temos êxito. Não tem como ter um trabalho efetivo sem a ajuda de todos os envolvidos.”, comentou José Paixão, agente de Endemias há 16 anos no Município.