Tamanho da fonte

 Agricultura
Quinta-feira - 14/03/2024

Consultorias atendem mais de 120 agricultores de cinco cadeias produtivas

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

Desde o início de 2023, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizam trabalho junto aos agricultores da zona rural de Mossoró em cinco cadeias produtivas. A parceria atende mais de 120 pequenos produtores no período em mais de 50 comunidades rurais.

No município, o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural engloba as cadeias de Ovinocapricultura, Avicultura, Carcinocultura, Apicultura e Fruticultura. O veterinário Aluísio Sousa destaca que a ação contempla todo o município com esse serviço disponibilizado pelo Senar.

“A gente começou no ano de 2023 um trabalho aqui por meio da Secretaria da Agricultura, junto com o Senar, essas consultorias. O Senar já vem disponibilizando este serviço no Rio Grande do Norte há um bom tempo e aqui em Mossoró, especificamente, a gente conseguiu alcançar cinco cadeias produtivas”.

Aluísio Sousa frisa que o Serviço de Assistência Técnica e Gerencial é uma assistência diferenciada, onde o produtor recebe as visitas mensais do técnico durante dois anos. “Ele pode com essa assistência rodear por vários serviços, tanto a parte gerencial como um todo, como criar hábito de fazer anotação, de organizar a produção, de melhorar a gestão da propriedade, como também a própria questão técnica”.

Essas cinco cadeias tem um técnico para cada uma delas. Cada técnico atende 30 produtores rurais em Mossoró. O técnico visita uma vez por mês o agricultor beneficiado pela assistência. “Cada produtor recebe uma visita mensal de 4 horas e durante essa visita ele pode trabalhar a parte técnica do manejo dos animais e atuar junto com o produtor na parte gerencial”.

Existem ainda vários cursos de capacitação, tanto na parte rural como para outros setores. “É necessário que esses agricultores passem por alguns cursos durante esse período e que após os dois anos consiga caminhar sozinho e aumentar cada vez mais a produção”, finalizou.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)