Quarta-feira - 21/06/2023

Encontro formativo reúne articuladores de feiras de ciências nas escolas da Rede Municipal

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró realizou nesta quarta-feira (21) mais um encontro formativo voltado à preparação da VI Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME). Dessa vez, a formação, ocorrida no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo (Aeroporto), teve como público-alvo os professores articuladores das escolas que promoverão as feiras nas unidades, etapa que antecede à Fecirme.

“Os articuladores são os coordenadores das feiras nas escolas. Cada escola escolheu seu coordenador, que vai fazer a mobilização dos demais servidores, como técnicos pedagógicos, professores, mobilizando também a própria comunidade e alunos. É aquele sujeito que vai ser um motivador para que a feira de ciências ocorra na unidade de ensino”, explicou o professor Alexandre Andrade, que coordena a Fecirme.

Professor Alexandre Andrade

Para esta formação, foi convidado como palestrante o professor Higo Thayrone, da Escola Municipal Ronald Pinheiro Néo. “O encontro de hoje é uma forma de alinharmos, enquanto Rede Municipal, as estratégias que vão ser desenvolvidas pelas 58 escolas que realizam as feiras. Nós trouxemos o professor Higo, que tem larga experiência na organização de feira de ciências”, pontuou Alexandre Andrade.

A professora Artemízia Medeiros, articuladora da Escola Municipal Prof. Manoel Assis, ressaltou a importância da formação realizada nesta quarta-feira. “A feira é um evento grandioso e nós, enquanto articuladores, somos também multiplicadores. Nosso papel aqui é enriquecer mais ainda a contribuição que a gente pode dar aos demais professores da Rede”, disse, acrescentando que a preparação da feira na escola em que atua já começou.

Erialdo Souza, articulador da Escola Municipal Maurício Fernandes, também destacou a importância do encontro. “Os orientadores precisam desse momento, para compartilhar as experiências das feiras passadas e adquirir novos conhecimentos para as próximas feiras. É um momento crucial, principalmente quando você vem na qualidade de articulador, porque você volta para a sua escola munido de muitas informações que serão importantes na elaboração dos projetos”, comentou o docente.

As feiras nas escolas terão sua culminância entre os dias 20 de julho e 25 de agosto, sendo que cada unidade tem autonomia para definir a data de apresentação dos projetos. Já a VI Fecirme será realizada na segunda quinzena de setembro. Em 2022, pela primeira vez, a feira aconteceu em um pavilhão exclusivamente montado para o evento na Estação das Artes Elizeu Ventania, fomentando o conhecimento científico já a partir da Educação Básica, ampliando a presença de estudantes na iniciativa.