Sábado - 25/03/2023

Ouvidoria do Município desenvolve ações para que usuários tenham respostas rápidas e eficazes

Por: Fábio Oliveira
Foto: Arquivo (Secom/PMM)

A Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Mossoró está realizando uma série de ações para ampliar a qualidade do fluxo de atendimento entre os usuários e órgãos da administração pública municipal.  O trabalho começou pela Secretaria de Infraestrutura e segue com a Secretaria de Saúde.

Foram realizadas reuniões com as equipes administrativas das duas secretarias visando redefinir o fluxo de atendimento para que as respostas às demandas da população sejam feitas com maior rapidez e resolutividade. O objetivo é diminuir o tempo de respostas e que as medidas apresentadas se tornem eficazes na solução de eventuais demandas.

Segundo Janaína Holanda, ouvidora-geral do Município, o desafio agora é fazer com que as manifestações recebidas tenham um fluxo mais ágil e que resultem em respostas concretas para os autores das demandas. “Nós recebemos a demanda apresentada pelo usuário através dos nossos diversos canais de interação. A partir daí, é criado um protocolo de envio para a secretaria destinatária daquela demanda. Nosso esforço agora é que essa demanda tenha uma resposta rápida”, explica Janaína.

Além da reorganização do fluxo de trabalho, a Ouvidoria-Geral realizará capacitações com servidores, começando já na próxima semana com diretores das Unidades Básicas de Saúde. A definição foi feita com a diretora do Departamento de Atenção Primária em Saúde, Aryadna Teixeira; a gerente-executiva da Atenção Primária em Saúde, Máxima Miliane; e a Ouvidora/SUS, Cleide Regina.

“Será um momento importante para que nossos diretores possam conhecer o funcionamento da Ouvidoria, tirar dúvidas e dar o tratamento devido às demandas que chegam via manifestação do usuário”, falou Aryadna Teixeira.

A capacitação com diretores das UBS acontecerá na próxima quarta-feira, 29, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na sede da Ouvidoria-Geral do Município.

O planejamento da Ouvidoria-Geral é percorrer as secretarias municipais capacitando os servidores, fazendo com que as pessoas percebam que, ao interagirem através dos canais oferecidos pela Ouvidoria-Geral, terão suas solicitações encaminhadas para os setores e obterão as devidas respostas.

“Isso cria um círculo de confiança e, quanto mais às pessoas confiarem que estão sendo ouvidas, mais usarão os canais, e a Prefeitura terá uma efetiva participação popular”, finaliza a ouvidora.