Quarta-feira - 16/11/2022

Memorial da Resistência mantém viva a história de heroísmo de Mossoró

Por: Wesley Duarte
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A história de bravura e resistência de Mossoró à invasão do Bando de Lampião é contada através das telas do museu de exposições do Memorial da Resistência, localizado no Corredor Cultural. Polo atrativo da cidade, o equipamento público conta com profissionais que detalham aos visitantes o momento histórico vivido pelo povo mossoroense em 1927.

Com atendimento de segunda a sexta-feira, a Secretaria de Cultura enaltece os momentos marcantes da cidade, recontando a história de Mossoró para outras gerações por meio do acompanhamento de técnicos da Prefeitura de Mossoró. O espaço recebe alunos e turistas diariamente, resgatando à época em que Mossoró expulsou o bando do cangaceiro mais temido do Nordeste, Virgulino Ferreira da Silva, “Lampião”.

As telas preservam a dinâmica da invasão do bando de Lampião em 13 de junho de 1927. Com textos e imagens da época, o local conserva o ato de resistência do povo mossoroense à invasão. A estrutura conta com mirante onde é possível ter uma visão panorâmica do Corredor Cultural.

“Nosso Memorial da Resistência foi restaurado e já estamos recebendo visitantes de diversas cidades do Brasil. Temos uma história linda que referencia todo o ato de resistência e bravura de Mossoró ao bando de Lampião. Nós, quanto Secretaria de Cultura, estamos levando a história de Mossoró para outros lugares, através dos turistas que visitam a cidade”, disse Alex Morais, diretor do Memorial da Resistência.

Além de recontar a história, o espaço faz homenagem aos heróis da resistência, integrantes das trincheiras comandadas pelo prefeito da época Rodolfo Fernandes. O Memorial da Resistência fica localizado na avenida Rio Branco, no bairro Centro, com atendimento das 7h às 17h. As visitas guiadas são agendadas através do telefone (84) 3315-4967.

• ANTONIO GODEIRO DA SILVA FILHO
    Olá amigo. Gostaria vê ler os nomes dos defensores de mossoró.pois todo esse documentário . Não fala muito dos estavam no fogo. O meu pai participou com voluntário neste combate. Ele me fava o acontecimento. Gostaria de ver os nomes daqueles heróis obrigado.