Quarta-feira - 09/03/2022

Secretária de Saúde de Mossoró cumpre primeiro dia de visitas a Foz do Iguaçu

Foto: SECOM/Foz do Iguaçu

A secretária municipal de Saúde Morgana Dantas segue realizando visitas técnicas em Foz do Iguaçu-PR. O objetivo da viagem da gestora da saúde de Mossoró é conhecer os serviços de saúde e trocar experiências com os profissionais que atuam nas diversas diretorias do município.

Na manhã desta quarta-feira (9), Morgana foi recebida pelo prefeito Chico Brasileiro e pela secretária da Saúde Rosa Maria Jerônymo, na sede da Vigilância em Saúde da Vila Yolanda. Também participaram deste primeiro encontro os gestores da Vigilância Epidemiológica, do Programa Municipal de Imunização (PMI), da Rede CIEVS (Central de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Fronteira), Atenção Primária à Saúde, representante da OPAS (Organização Pan-americana da Saúde) e residentes em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).

O prefeito Chico Brasileiro ressaltou a importância do encontro com a secretária de Saúde de Mossoró. “Visitas como essa são extremamente importantes para conhecer a realidade de outros municípios, trocar informações e experiências. O que um gestor quer é exatamente isso, conhecer modelos de atendimento e programas que deram certo e adotar estratégias que contribuam com a qualidade de vida da população”, disse Chico Brasileiro.

Morgana Dantas destacou que as realidades dos dois municípios são muito semelhantes e a busca por estratégias e modelos que possam gerar melhorias na área da saúde para a população, também são metas comuns entre as secretarias de Mossoró e Foz do Iguaçu. “A expectativa de fazer essa visita era muito grande. Somos um município com quase 300 mil habitantes e uma realidade bastante parecida com a de Foz do Iguaçu, porque apesar de não sermos uma fronteira, atendemos moradores de 64 cidades vizinhas a nossa”, contou Morgana.

Durante o encontro de hoje em Foz do Iguaçu, Morgana revelou que a Secretaria de Saúde de Mossoró está pondo em prática projetos nas áreas técnicas de gestão com o objetivo de promover mais agilidade nos serviços. “Estamos iniciando a implantação do CIEVS em Mossoró, precisamos reestruturar o nosso Centro de Controle de Zoonoses e habilitar o Centro Especializado em Reabilitação. Temos grandes desafios a serem superados e temos interesse em saber como a secretaria de Foz do Iguaçu está desenvolvendo seus projetos de saúde”, declarou Morgana.

Nesta quinta-feira (10), a visita técnica acontecerá na Central de Marcação de Exames e Consultas, na sede da Secretaria de Saúde. Em seguida, a equipe segue a visitação na UBS do Jardim São Roque, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Centro Especializado em Reabilitação (CER IV)2). Na sexta-feira (11), a secretária Morgana retornará a Mossoró.