Quarta-feira - 09/03/2022

Conferência de Saúde Mental de Mossoró discute políticas da atenção psicossocial

Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Com o tema: "A Política da Saúde Mental como Direito", foi aberta na tarde desta quarta-feira (9), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Mossoró promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde. O evento, que se estende até amanhã (10), está acontecendo no auditório Padre Mota, da Faculdade Católica.

A conferência tem como objetivo discutir a política de saúde tanto em nível municipal quanto estadual e federal. Estão participando do evento usuários do serviço, familiares e profissionais de saúde que trabalham no setor de saúde mental do munícipio. “Esse é um momento muito importante para Mossoró porque estamos tendo a oportunidade de discutir a política de saúde mental com o objetivo de buscar melhorias para o setor”, destacou a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Kaliana Fernandes.

Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde Mental, Suelda Felício de Araújo, discutir a saúde mental neste momento tem um significado muito especial, não só para os pacientes, familiares e profissionais que atuam no setor, mas sim para toda a população. “Neste momento de pandemia temos registro de muita gente que adquiriu problemas psicológicos por conta da pandemia e a realização de uma conferência para discutir melhorias para o setor tem uma importância muito grande”, reforçou Suelda.

Kaliana Fernandes ressaltou ainda que no ano de 2021 aconteceram várias reuniões e pré-conferências que serviram para captar sugestões para a realização da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Mossoró. O evento tem a participação de representantes da Sesap; Comdica; CAPS; Hospital Milton Marques; Residência Multiprofissional em Saúde; Educação em Saúde; Atenção Primária em Saúde; Atenção Especializada em Saúde; UnP, Uern; Unidade de Acolhimento Infantojuvenil; CER- IV e Conselho Municipal de Assistência Social.

A abertura da conferência contou com a presença da primeira-dama do município Cínthia Raquel Pinheiro que, na oportunidade, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento das ações de saúde mental em Mossoró. “Este evento é de grande importância para Mossoró, pois vai contribuir para fortalecer ainda mais as ações voltadas para o atendimento à saúde mental”, destacou.