Terça-feira - 23/11/2021

Professoras destacam acolhida aos alunos em retorno às aulas presenciais

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

O retorno das aulas presenciais em 47 escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da rede municipal de ensino tem sido exitoso, com uma grande adesão dos alunos nesses primeiros dias de retomada das atividades em sala de aula. A acolhida dos discentes é um dos destaques nesse processo, como reforçam as professoras da rede.

“É um momento de grandes desafios para nós, mas também de grandes aprendizados, tanto para os professores quanto para as crianças. Estava morrendo de saudade dos meus alunos, amo de paixão essa profissão e estou muito feliz com esse retorno, acolhendo com muito amor as nossas crianças”, afirmou Maria Anita, que é professora da rede municipal de ensino há 15 anos, atuando hoje na UEI Eva Maria Dantas da Fonseca, no bairro Aeroporto II.

“Estamos aqui para acolher as crianças. Estamos muito satisfeitos pelo número de crianças que tem comparecido à UEI. Elas têm se comportado no sentido de usar as máscaras, sempre preocupadas com o álcool em gel, e isso tem sido satisfatório pra gente, porque a criança, de certa forma, aprendeu em casa também o que a gente ensinou”, comentou a professora Walquíria Veras, que integra a rede municipal desde 2014 e também atua na UEI Eva Maria, unidade que possui 330 alunos de 2 a 5 anos matriculados.

A diretora da UEI Eva Maria, Danielle Medeiros, afirma que a adesão na unidade é de quase 100% dos alunos. “Estávamos nos preparando para esse retorno desde o início do ano, cuidando da parte estrutural da escola, para que esse momento de acolhida das crianças ocorresse da melhor maneira possível. Tivemos todo o apoio, todo o suporte da Secretaria de Educação. As crianças estão vindo em peso”, disse.

Danielle Medeiros acrescenta ainda que, mesmo com as aulas acontecendo de maneira remota, já existia um vínculo entre os alunos e as professoras. “Como as crianças já tinham criado um vínculo nas aulas on-line, entre elas e com as professoras, então essa adaptação aconteceu com maior facilidade. Não teve choro, zero choro, e a participação é de quase 100%”, reforçou.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, faz um balanço positivo do retorno das aulas presenciais. “O balanço que fazemos do retorno das aulas presenciais de 47 unidades de ensino é positivo, nesses dois primeiros dias. Tivemos menos de uma semana entre a celebração do acordo e o primeiro dia de aula, mas conseguimos fazer acontecer. E isso se deve ao fato de que, como vínhamos anunciando desde janeiro deste ano, estávamos trabalhando para preparar nossas escolas e UEIs, que recebemos em situação muito crítica, para que ficassem em condições adequadas para receberem nossos alunos. Também estávamos trabalhando na manutenção da nossa frota”, relatou, complementando ainda:

“Todo esse trabalho já apresenta resultados, tanto que em menos de uma semana, entre a decisão e o retorno, conseguimos colocar 47 unidades de ensino com 100% dos alunos em aulas presenciais. Ainda não estão nas condições que desejamos, mas em condições bem melhores do que estavam no início do ano. E seguiremos trabalhando. São muitas as frentes de trabalho: aulas on-line, aulas presenciais, entregas de kits da merenda, informatização da rede pela implementação do SIGEduc, organização das unidades para a aplicação do Saeb, realização das avaliações diagnósticas, contratação de professores, dentre tantas outras, mas a bandeira é uma só: a melhoria da educação municipal de Mossoró”, finalizou.