Terça-feira - 19/01/2021

Mossoró Limpa inicia ações pelo bairro Belo Horizonte

Idealizado pela Secretaria de Infraestrutura, o programa Mossoró Limpa teve início nesta terça-feira, 19, pelo bairro Belo Horizonte com diversas ações pela Rua Marinho Dantas e adjacências. A ação começou pela retirada de lixo e entulho de um córrego e ainda contemplou outros serviços importantes na área, como poda de árvore, limpeza de praças, entre outros.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Brenno Queiroga, a rua tem um problema crônico de drenagem e a limpeza do canal já deveria ter sido realizada há muito tempo.

“A Rua Marinho Dantas tem um problema crítico de drenagem. Ele é crônico e já existe há muito tempo. Durante toda a gestão passada não foi feita a limpeza desses canais, dessas bocas de lobo. A gente vai limpar os córregos, limpar as bocas de lobo, vai tirar o lixo e entulhos da rua. Esse problema aqui é um problema crítico. A boca de lobo está entupida, cheia de lixo e quando chegar a chuva se não tiver feito isso estaria tudo alagado", falou o secretário.

Secretário de Infraestrutura, Breno Queiroga, destaca a importância da ação. Foto: Célio Duarte

Brenno destacou também que a pasta mapeou mais de 20 pontos críticos que constantemente alagam no período chuvoso. Ele ressalta o apoio da população para que a cidade sempre esteja limpa.

“Nós mapeamos os pontos críticos de Mossoró, mais difíceis com problema de alagamento. É interessante que o cidadão entenda que a gente sempre começa o trabalho pelo local mais alto da rua para a mais baixa e se chover não estraga o serviço que a gente fez. Não jogue lixo na rua. Quando você joga lixo na rua você está condenando sua casa a receber um alagamento. A gente quer esse pacto com o cidadão de Mossoró para manter os canais limpos colocando o lixo no lixo e entregando a coleta seletiva que passa na sua casa”.

O prefeito Allyson Bezerra também participou do mutirão e enfatizou que a prioridade nesse primeiro momento é com os locais mais críticos do município.

“Nesse momento a prioridade são os locais mais críticos da nossa cidade. Nós já sabemos o que acontece no período chuvoso. Nós estamos nos preparando com muito planejamento, muito trabalho com a equipe da Secretaria de Infraestrutura para que a gente venha desobstruir os canais, realizar a limpeza desses canais e termos uma condição de ter a cidade mais limpa. É isso que a gente quer. A cidade de Mossoró precisa ser limpa”, enfatizou o prefeito.

Prefeito Allyson Bezerra conversa com Luiz Mendes de Oliveira, que mora há mais de 20 anos na Marinho Dantas. Foto: Célio Duarte

O senhor Luiz Mendes de Carvalho comemorou a limpeza do córrego que passa ao lado de sua residência. O homem de 72 anos mora no local há quase 30 anos e disse que é um dos mais prejudicados quando a rua alaga. Ele frisou que nos últimos alagamentos perdeu móveis.

“Essa área quando chove é um processo. Só você vendo o que a gente passa aqui. No ano passado eu perdi um guarda-roupa, perdi tudo por conta da chuva. A água invadiu e tomou conta de tudo. Tá com mais de três anos que o canal não é limpo. Agora com a limpeza vai melhorar muito”, disse o morador do bairro Belo Horizonte.