Sexta-feira - 24/07/2020

Comunidade da Maísa recebe ação de saúde com testagem de COVID-19

Nesta sexta-feira, 24, a comunidade da Maísa recebeu uma ação de saúde onde foram realizados diversos atendimentos à população na Unidade Básica de Saúde Luiza Vanessa da Silva Marinho.

As equipes trabalharam durante toda a manhã realizando testes rápidos de sífilis, hepatites e DST, atendimento médico, orientação sobre a prevenção as arboviroses, sorologia para detectar dengue e Chikungunya e também testes rápidos para o coronavírus, nos grupos de risco.

Adriano Gledson, coordenador geral das endemias, explicou a ação e falou sobre os atendimentos que estão sendo realizados. “Hoje temos aqui com 45 agentes de endemias e supervisores, visitando casa a casa, levando orientação sobre os cuidados com as arboviroses. Também vamos realizar os testes de sorologia para saber como está o panorama das arboviroses aqui na região. Hoje a população também vai receber outros atendimentos e o teste da COVID-19”, disse.

Adriano também destacou que a ação também chegará em outras comunidades da zona rural. “Nós estamos fazendo hoje aqui na Maísa e em breve vamos chegar em outras comunidades”, finalizou.

A prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada da secretária de saúde, Saudade Azevedo, esteve na UBS e falou sobre a importância dos atendimentos na zona rural. "Identificamos aqui nessa área um aumento nos casos das arboviroses e estamos realizando essa ação para orientar a população e também realizar os testes de dengue, zika e chikungunya. Além disso também estamos fazendo os testes da COVID-19 para saber a situação dessa área”, disse a prefeita.

Maria Jariane mora na Maísa e pra ela a ação de hoje é muito importante para alertar a população sobre as arboviroses. “É importante que as pessoas cuidem das suas casas. Eu, meu filho pequeno e várias pessoas da minha família tiveram chikugunya e as pessoas tem que ter atenção porque é uma doença muito ruim”, disse.