Terça-feira - 14/07/2020

Mossoró segue com oito leitos de UTI covid-19 disponíveis nesta terça-feira

Após meses com os leitos de UTI covid-19 ocupados ou próximos dos 100% de ocupação, mais ainda fila de espera, Mossoró começa a experimentar outra realidade: leitos de UTI vagos. O fato foi registrado na manhã desta terça-feira (14), na qual oito dos 58 leitos de UTI regulados pela Central de Regulação de Mossoró amanheceram disponíveis à população mossoroense e das regiões Oeste, Costa Branca e Vale do Assu. Também não há registro de fila de espera por leitos.

Ainda não é possível considerar que a pandemia está acabando, muito menos que os cuidados básicos essências devam deixar de ser praticados. As ocupações de leitos podem mudar a qualquer momento. É fundamental que as 64 cidades atendidas pela Central de Regulação de Mossoró aumentam ainda mais todas as formas de prevenção e combate ao novo coronavírus.

De acordo com os dados da Central de Regulação de Mossoró, dos leitos 50 de UTI ocupados hoje (13), apenas 20 são de pessoas de Mossoró e 29 de outras cidades (12 de Assu, 3 de Apodi, 2 de Angicos, 2 de Pendencias, 1 de Natal, 1 Areia Branca, 1 Upanema, 1 Itau, 1 de Janduís, 1 de Campo Grande, 1 de Serra do Mel, 1 de Grossos, 1 de Lajes e 1 de Tibau). Se Mossoró fosse atender apenas pacientes da cidade, não enfrentaria dificuldade pela falta de leitos de UTI, mas como é Município Polo recebe pacientes de outras cidades da região que não tem estrutura de saúde como a do Município.

A Central de Regulação de Mossoró é responsável por regular os 35 leitos de UTI do Hospital São Luiz, 20 leitos de UTI do Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia e três leitos de UTI pediátrica no Wilson Rosado custeado pela Prefeitura de Mossoró. Além de mais 50 leitos clínicos desses hospitais (30 leitos clínicos no Hospital Luiz, 14 leitos clínicos no Hospital Rafael Fernandes, 6 leitos clínicos no Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia).

OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI (14/07/2020): 20 de pessoas de Mossoró, 12 de Assu, 3 de Apodi, 2 de Angicos, 2 de Pendencias, 1 de Natal, 1 Areia Branca, 1 Upanema, 1 Itau, 1 de Janduís, 1 de Campo Grande, 1 de Serra do Mel, 1 de Grossos, 1 de Lajes e 1 de Tibau.

OCUPAÇÃO DE LEITOS CLÍNICOS (14/07/2020): 19 pessoas de Mossoró, 6 de Assu, 1 de Afonso Bezerra, 1 de Ipanguaçu, 1 de Angicos, 1 de Patú e 1 de Natal.