Segunda-feira - 22/06/2020

Mossoró passa a contar com cinco novos leitos de UTI no Hospital São Luiz a partir de hoje (22)

A cidade de Mossoró passa a contar a partir desta segunda-feira (22) com mais cinco novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A abertura ocorre no Hospital São Luiz, que já tem 25 leitos de UTI, chegando a 30 a partir do funcionamento desses novos, para atender exclusivamente pacientes suspeitos ou confirmados do novo coronavírus. O hospital dispõe ainda de 30 leitos clínicos que podem ser utilizados nos casos mais leves da doença.

A Prefeitura de Mossoró desempenhou um papel importante para que o Hospital São Luiz passasse a operar na cidade especificamente à covid-19, ao lado de outras entidades como Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró, Ministério Público, Justiça Federal e Governo do Estado. Só a Prefeitura de Mossoró investiu mais de meio milhão de reais em abril visando auxiliar a APAMIM, responsável pelo gerenciamento do São Luiz, em questões necessárias ao início das atividades do hospital.

O Município também contribuiu com o credenciamento dos leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde, com isso a produção dos leitos passa a ser custeada com verbas federais repassadas por meio da Prefeitura. Deve colaborar ainda disponibilizando profissionais médicos ao hospital. Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde emprestou cinco novos respiradores à APAMIM, ajudando diretamente na abertura de novos leitos de UTIs no São Luiz.

Atualmente a cidade de Mossoró tem 63 leitos de UTI públicos, sendo 30 leitos adultos no Hospital São Luiz, 20 leitos adultos no Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRTM), 10 leitos gestantes e puérperas na APAMIM e 3 leitos pediátricos no Hospital Wilson Rosado.