Segunda-feira - 22/06/2020

Vigilância Sanitária continua realizando fiscalizações no comércio e aglomerações em residências

Com o objetivo de evitar o desrespeito às regras determinadas pelos decretos estadual e municipal para combater o aumento da transmissão do novo coronavírus (COVID-19), a Vigilância Sanitária de Mossoró continua realizando o trabalho de fiscalizações em estabelecimentos comerciais e ruas da cidade.

Mesmo o número de denúncias recebidas pelas equipes tendo caído, em relação ao início do período de quarentena em Mossoró, as equipes continuam atuando diariamente atendendo os chamados da população, além de realizar visitas e rondas por conta própria em diferentes locais.

Durante a semana e no sábado pela manhã, a maior parte das denúncias são relacionadas a lojas e outros estabelecimentos comerciais que estão descumprindo as regras. Já no período da noite e a partir do sábado de tarde e domingo, as reclamações são mais voltadas à aglomerações em praças, bares e residências.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Paula Escóssia, afirma que o órgão está com duas linhas disponíveis para o recebimento de denúncias por parte da população, e que nos finais de semana o número de reclamações tende a aumentar. “Geralmente, nos finais de semana recebemos denúncias relacionadas a bebedeira e som alto. Nessas situações, quando as denúncias dizem respeito à festas, eventos ou aglomerações nas residências,  a fiscalização  vai acompanhada da Polícia  ou a própria polícia  vai sozinha. E o dono da residência é  chamado pra conversar e recebe as devidas orientações”, explica.

No entanto, Paula Escóssia afirma que as equipes já foram a algumas residência, mas até o momento ninguém foi autuado, pois atenderam prontamente a recomendação da Vigilância  ou da Polícia. “Caso tenha resistência, o proprietário pode ser encaminhado à Delegacia onde serão realizados os procedimentos cabíveis, pois a Legislação Municipal não vislumbra a aplicação de penalidades para estes casos, sendo a competência de nível estadual”, destaca.

Para entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Mossoró, a população pode ligar para os telefones do Disk Vigilância (84)98827-4726, (84)98827-8626. “Por meio desses números a população pode denunciar estabelecimentos e situações em que as medidas de segurança contra o novo coronavírus (COVID-19) não estão sendo cumpridas”, ressalta Paula Escóssia.