Sábado - 30/11/2019

Penúltima edição do Família em Foco é marcada por reconhecimento da população ao projeto

O projeto Família em Foco, da Secretaria de Saúde, não só tem a adesão dos servidores municipais, voluntários independentes, Secretarias e Universidades, mas principalmente da comunidade mossoroense. Neste sábado (30) o projeto chegou em sua 17ª edição e aconteceu nas UBSs Mário Lúcio de Medeiros (Alto da Pelonha), Francisco Marques da Silva (Alameda dos Cajueiros) e Centro Clínico Evangélico Edgard Bulamarqui (Centro) com a presença da prefeita Rosalba Ciarlini e da secretária de Saúde Saudade Azevedo.

Caminhando para a última edição do ano (no dia 07 de dezembro), o Família em Foco já tem o reconhecimento de bons atendimentos e assistências humanizadas durantes os sábados que é realizado a cada mês. Charlene Pereira Dantas Cristino, de 32 anos, dona de casa, saiu de casa na manhã deste sábado (30), no bairro Alto da Pelonha, para receber atendimento da nutricionista e fazer testes rápidos. Ela trouxe seu filho Elliel Mota, de 7 anos, para aproveitar também os serviços gratuitos do projeto. Elliel recebeu atendimento de aplicação de flúor e orientação de como praticar uma escovação correta e saudável.

“Fiquei sabendo da ação pela agente de saúde. Não tinha participado ainda de nenhuma edição do Família em Foco. O projeto é muito bom, as pessoas aqui são muito prestativas, eu estou me sentido muito bem acolhida. Eu vim receber atendimento pela nutricionista e fazer testes rápidos. Meu filho está recebendo orientação de como escovar os dentes da forma correta e até recebeu aplicação de flúor.”, disse a dona casa Charlene.

Rita de Cássia Silva, 56 anos, dona de casa, também mora no bairro Alto da Pelonha veio receber atendimento com ortopedista e nutricionista. “Achei muito boa essa ação. Chegou em boa hora aqui na comunidade, está sendo ótimo. Fui muito bem atendida e valeu a pena ter vindo aqui no sábado.”, afirmou Rita.

A dona de casa Maria Ivone Silva Duarte, 43 anos, chegou cedinho querendo aproveitar todos os serviços que fossem possíveis fazer. “A gente precisa desse tipo de atendimento nesse horário que é mais tranquilo. Eu saí de casa para aproveitar todos os serviços que eu tiver direito de fazer. Quero fazer todos. Esse projeto me acolheu muito bem, as pessoas são educadas e tratam a gente muito bem.”, disse.

A prefeita Rosalba Ciarlini participou ativamente do projeto nas três Unidades de Saúde e falou o que representa o Família em Foco para a Prefeitura e população. “Representa uma assistência continuada, um desejo nosso de estar cada vez mais presente com serviços de saúde que venham a melhorar a vida do mossoroense cada vez mais. Ficamos felizes em saber que é um projeto que a sociedade aprovou. E o que é bom a gente vai continuar.”, destacou Rosalba.

A secretaria de Saúde Saudade Azevedo reforçou que o sentimento vivido hoje é de dever cumprido, por estar realizando a 17ª edição do Família em Foco e caminha para a 18ª no dia 7 de dezembro. “Estamos todos realizados por executar um projeto que já nasceu grande, com a aprovação do mossoroense, dos servidores municipais e nossos outros parceiros. O Família em Foco caminha para virar lei, uma prova de como ele é importante e significativo ao povo de Mossoró.”, afirmou Saudade Azevedo.