Quinta-feira - 14/11/2019

Saúde realiza 3ª edição do Fórum Municipal de Atualização e Educação em Hipertensão e Diabetes

A Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Coordenação de Doenças Crônicas da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira, o III Fórum Municipal de Atualização e Educação em Hipertensão e Diabetes. O evento faz parte da programação da Campanha Novembro Azul, voltada para a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde do público masculino.

Com sede no Auditório da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, o Fórum tem como público-alvo: diabéticos e familiares, profissionais e estudantes da área da saúde. A programação é realizada com apoio da Associação de Assistência ao Diabético e Hipertenso em Mossoró (AADHM) e da Faculdade Católica do RN.

A abertura do evento contou com a participação do Secretário Municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, representando a Prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini, da Coordenadora do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), Cláudia Xavier, representando a Secretária Municipal de Saúde, Saudade de Azevedo, da Coordenadora de Doenças Crônicas, Conceição Fernandes, e do Coordenador da Atenção Integral do Município, Gledson Dias.

A primeira palestra do dia teve como tema “Diabetes”, e foi ministrada pelo médico nutrólogo, João Werley, do Ceará. Ainda pela manhã, aconteceu a palestra da ginecologista, Luna Caecília, sobre “Diabetes Gestaciona”l. Também ministraram palestras, a enfermeira Kalidja Felipe, sobre a “Importância da adesão ao tratamento”, e o médico Hallison Castro, abordou o tema “Disfunção Erétil em Pacientes Diabéticos”.

A tarde, a programação segue com uma apresentação teatral do Grupo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a partir das 14h, seguida pelas palestras “Aceitar Adoecer”, ministrada pela médica Kaliana Fernandes, “Riscos Cardiológios”, pelo médico Fernando Albuerne. A tarde também acontecem a palestra com tema “Cuidado integral ao paciente com Pé Diabético”, com a enfermeira Érica Louíse.

Conceição Fernandes, coordenadora de Doenças Crônicas, durante a abertura da programação enfatizou que a temática em torno da Diabetes se deve ao grande número de pacientes cadastrados na Rede Municipal de Saúde.

“Recentemente fizemos um recadastramento para saber quantos, quem são e onde estão os pacientes com diabetes, com o objetivo de otimizar a linha de cuidado  para os diabéticos. O município está trabalhando muito junto com uma equipe multifuncional para a implantação do Centro de Apoio ao Diabético. E temos cerca de mil diabéticos cadastrados, de diferentes tipos e pacientes de diferentes faixas etárias. E o número de casos quadruplicou em todo o país. Então precisamos de uma política para minimizar os agravos e otimizar a vida desses pacientes. E estamos aqui para juntos conseguirmos alcançar esses objetivos”, explica.

Para o Coordenador da Atenção Integral, Gledson Dias, destacou que a diabetes hoje é uma epidemia, e os pacientes com diabetes enfrentam diversas patologias. “Nesse momento vamos discutir, conhecer inovações a respeito dessa patologia que afeta o indivíduo de forma sistêmica. Esse momento foi pensado com bastante cuidado, e estamos aqui junto com essa grande equipe para trabalhar pela qualidade de vida”, afirma.

A coordenadora do NASF, Cláudia Xavier, falou do trabalho da secretaria pela implantação do Centro de Apoio ao Diabético. “A intenção da secretaria é disponibilizar para os pacientes algo maior do que um simples centro de distribuição de insulina, mas um local de promoção da educação, onde as pessoas aprendam que o diabetes pode ser controlado não só com a insulina, mas que o tratamento acontece de outras formas”, lembra.

Representando a prefeita Rosalba Ciarlini, o Secretário de Planejamento Aldo Fernandes falou da importância do III Fórum Municipal de Atualização e Educação em Hipertensão e Diabetes. “Sou um entusiasta da capacitação. Todas as vezes que podemos nos reunir, conversar, trocar ideias, trazer subsídios novos, é muito válido. E vocês podem contar com a secretaria de Planejamento, através de uma determinação da Prefeita Rosalba”.