Segunda-feira - 23/09/2019

Dia do Agente de Trânsito é comemorado nesta segunda-feira, 23 de setembro

O dia 23 de setembro foi instituído como o Dia do Agente de Trânsito, por meio da Lei nº 12.821, de 5 de junho de 2013. Em Mossoró, a figura do Agente de Trânsito se tornou mais popular com a municipalização do trânsito, em 2009. Atualmente, o município conta com cerca de 80 Agentes Municipais de Trânsito.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os profissionais são responsáveis pela fiscalização e operação no trânsito, garantindo o cumprimento das normas de trânsito, além do monitoramento técnico das vias. Ações fundamentais para a prevenção de acidentes e ordenamento do tráfego, contribuindo com o direito de ir e vir do cidadão.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Sócrates Vieira, na abertura da Semana Nacional do Trânsito, lembrou do Dia do Agente de Trânsito e fez questão de agradecer e registrar o importante trabalho dos Agentes Municipais de Trânsito de Mossoró. “Os agentes de trânsito, os azulzinhos como são conhecidos por grande parte da população de Mossoró, são os profissionais que estão os sete dias da semana, as 24h do dia, trabalhando para a população, pela melhoria do trânsito, pela redução dos números de acidentes. Agradeça a cada um desses profissionais pelo trabalho desempenhado”.

O Gerente Executivo do Trânsito, Magnos Nascimento, ressalta que a profissão de Agente de Trânsito e Transporte requer um esforço muito grande. "Muitas as vezes nós trabalhamos em ambientes complexo, de realidades desafiadoras, composto por seres humanos com os mais diversos tipos de comportamentos e personalidades, além de outros elementos marcantes, como a ação do tempo, temperaturas extremas, sinalizações complexas ou a inexistência delas, infraestruturas que impossibilitam a segurança pessoal. Atualmente somos 81 Agentes de Trânsito e Transporte atuando no município de Mossoró".

Uma das ações para melhoria do trabalho dos Agentes Municipais de Trânsito promovidas pela Prefeitura de Mossoró é o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A capacitação é realizada por meio da Unidade de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito, em parceria com a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN).

Cerca de 40 Agentes Municipais de Trânsito e técnicos da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, participam do curso, que tem como objetivo de otimizar as ações de inclusão e acessibilidade no trânsito mossoroense. “A comunicação no trânsito é essencial para a sua fluidez. O surdo está no trânsito. Então, o agente precisa estar capacitado para poder se comunicar com todos, o técnico que faz o atendimento também. Assim, o curso é fundamental para promover a inclusão”, diz a pedagoga Maribel Oliveira, da Unidade de Educação para o Trânsito .