Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)
Ocorreu na manhã desta sexta-feira (11) mais uma ação do programa “Mossoró Verde”. Desta vez, 200 mudas frutíferas foram distribuídas para moradores da comunidade Hipólito, zona rural. Houve distribuição de espécies de saputi, manga, mamão, caju, entre outras.
O programa tem como objetivos o fortalecimento da Educação Ambiental no município; promoção de melhoria e bem-estar nas dimensões climática e ambiental; qualidade de vida da população; melhoria nos indicadores de sustentabilidade socioambiental no município.
“A nossa finalidade é que as famílias levem as mudas e plantem nos quintais da sua casa. Isso é importante para a manutenção da biodiversidade para a preservação do nosso bioma e para a segurança alimentar porque nós estamos falando de espécies que tem um valor nutritivo muito grande. Entendemos que promover o desenvolvimento rural é estimular a capacidade produtiva da zona rural”, explicou Zildenice Guedes, coordenadora do programa “Mossoró Verde”.
“Algumas plantas conseguem fornecer durante a safra quantidades que podem ser transformadas em polpas, em sucos. A importância é tanto ambiental quanto também alimentar”, destacou o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do município, Faviano Moreira.
O programa “Mossoró Verde” busca tornar Mossoró mais arborizada, ocupando áreas verdes e oportunizando alcançar uma cidade sustentável. A iniciativa ainda visa alcançar as diretrizes de dois importantes instrumentos internacionais que têm orientado as cidades para a promoção do Desenvolvimento Sustentável: a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana.
Outra ação de distribuição de mudas pelo "Mossoró Verde" acontece neste sábado (12) na comunidade de Maracanaú, também na zona rural. Já na próxima quarta-feira (16), a atividade ocorrerá no Centro de Referência da Assistência Social do conjunto Jardim das Palmeiras.