Por: Maricelio Almeida
Foto: Caio Juliano (Secom/PMM)
A Prefeitura de Mossoró iniciou na noite desta quarta-feira (24) o curso "Todas as crianças cabem no mundo", iniciativa voltada para os professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, e que integra a programação do "Mossoró Inclusão", sendo executada pela Escola de Gestão Pública e Secretaria Municipal de Educação (SME). A formação aborda temas relacionados à educação inclusiva.
Nesta primeira noite de formação, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, o público-alvo do curso acompanhou, com atenção, a fala da professora Selma Bedaque, supervisora da Coordenadoria de Educação Especial da SME. Ela destacou durante a formação o tema "Campos de experiências inclusivas nas infâncias".
“Esse curso foi construído com muito cuidado para atender às necessidades formativas dos professores da Educação Infantil. A gente fez um curso de 30 horas, desenvolvendo diferentes temas relacionados à inclusão, não só das crianças com deficiência, mas pensando na educação diversa, sempre relacionando aos conteúdos da Educação Infantil, principalmente, que são os campos de experiências”, frisou a mediadora Selma Bedaque.
A professora Kely Jeane, da Unidade de Educação Infantil (UEI) Edna Lima Moura Falcão, ressaltou a importância do processo formativo oferecido pela Prefeitura de Mossoró. “Esse momento é de fundamental importância, principalmente para nós, professores da Educação Infantil, para que a cada dia possamos aprender mais, melhorar a nossa prática, o nosso convívio com as nossas crianças na sala de aula. Todo conhecimento é bem-vindo”, disse.
Representando a UEI Rosalba Monteiro Ciarlini, a professora Sueli Azevedo também destacou o quanto as formações são necessárias para as equipes das unidades de ensino. “A gente precisa estar fazendo essas formações, buscando novos caminhos, para atender as nossas crianças da melhor maneira possível. É importante porque é aqui que a gente vem buscar novos conhecimentos, na teoria, para poder nos auxiliar na prática”, comentou.
Coordenadora de Educação Especial da SME, Leilimar Bezerra explica que o curso “Todas as crianças cabem no mundo” terá sequência nesta quinta-feira (25), abordando o tema “A criança com Transtorno do Espectro Autista” e em maio, com foco nos tópicos “Desenho de Experiências Universais para a aprendizagem” e “Tecnologias assistivas e acessibilidade nas infâncias”.
“É a continuidade do nosso programa de formação para os professores e todos os profissionais da Rede Municipal em relação à educação inclusiva, a educação dos estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades É com muita alegria que estamos nessa formação, uma oportunidade de estarmos conversando, dialogando com os professores, pensando em estratégias de acessibilidade, de acolhimento, de trabalho nos campos de experiências e práticas inclusivas na Educação Infantil”, finalizou.