Por: Thiago Braga
Foto: Célio Duarte/PMM
Ainda neste ano, Mossoró terá seus fatos históricos contados e expostos num equipamento moderno e revitalizado. Tudo isso porque a Prefeitura de Mossoró, através das secretarias de Cultura e Infraestrutura, retomou os trabalhos no Museu Histórico Lauro da Escóssia, que se encontrava com obras paralisadas desde o ano passado.
O objetivo do Executivo municipal é entregar no próximo semestre um local totalmente recuperado, criando condições de acessibilidade para pessoas com deficiência, modernizando os ambientes, propiciando conforto e segurança para os usuários.
O investimento é de mais de 1 milhão de reais em para equipar e estruturar a parte física do prédio. “Aqui é mais uma obra importantíssima em que estamos trabalhando. A secretaria de Infraestrutura atua como uma prestadora de serviços à Secretaria de Cultura. Trata-se de um investimento de 800 mil reais na recuperação estrutural do museu e mais 300 mil reais destinados para equipar o museu. Vamos dar acessibilidade ao equipamento cultural que é um dos problemas que aqui verificamos e também recuperar a estrutura física do prédio”, explicou Brenno Queiroga, secretário municipal de Infraestrutura.
Em visita as obras do museu na manhã desta sexta-feira, 14, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, destacou a importância do equipamento para a cidade. “Nós reconhecemos que o museu durante todo esse tempo não teve a devida valorização. É aqui que estão os fatos históricos que devem ser contados como o primeiro voto feminino da América Latina, a libertação dos escravos cinco anos antes da Lei Áurea, o enfretamento ao temido bando de Lampião”, enalteceu o gestor.
A revitalização do Museu Histórico Lauro da Escóssia irá fomentar não apenas a Cultura para os mossoroenses, mas também irá criar condições para atração de turistas. “Essa reforma vai beneficiar a cultura como um todo, pois temos aqui toda uma estruturação de como se construiu a história do município de Mossoró. Nós temos na guarda do museu fatos históricos que referenciam Mossoró e precisam ser socializados com a comunidade mossoroense e turistas”, destacou Etevaldo Almeida, secretário de Cultura.