Por: Edinaldo Moreno
Foto: Allan Phablo/PMM
Dando seguimento as atividades da campanha 18 de maio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, através do Centro Especializado de Referência em Assistência Social (CREAS), realiza neste sábado, 15, uma abordagem social em diversos estabelecimentos de Mossoró.
Abordagem terá fixação de cartazes e orientação social sobre a importância da campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em mercados públicos, Vuco Vuco, Cobal e supermercados. “O nosso ponto de encontro será no Conselho Tutelar da 34ª Zona Eleitoral. Estaremos lá a partir das 07 horas. Depois sairemos primeiramente para a Cobal”, disse a coordenadora do CREAS Laura Pollyanna.
A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é uma violação dos Direitos Humanos, em especial do direito a vivência sadia da sexualidade. A campanha em Mossoró foi lançada na última sexta-feira, 7.
O dia 18 de maio foi instituído, pela Lei Federal nº 9.970/00 como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A data foi escolhida por ser o dia da morte da menina Araceli Santos, vítima de sequestro, estupro e assassinato em 1973, em Vitória, Espírito Santo. A menina que tinha oito anos foi espancada, violentada e assassinada e os culpados pelo crime não foram punidos.