Foto: Célio Duarte
Neste final de semana a campanha Mossoró Vacina aplica a segunda dose da Coronavac em quem tomou a primeira até 31 de março. As doses do Instituto Butantan estão sendo aplicadas exclusivamente nas 10 Unidades Básicas de Saúde que estão abertas neste sábado e domingo (15 e 16/05).
A organização agiliza a atuação dos vacinadores. "Nós estamos visitando todas as 10 UBS's, abrimos mais de uma sala de vacina nessas unidades e orientamos de forma correta as pessoas que foram às unidades, que é: ter tomado a primeira dose da Coronavac até 31 de março, no caso da Coronavac", ressalta o coordenador de Imunizações, Etevaldo Lima.
Organização e logística aprovada
A aposentada Fátima Moreira tomou a segunda dose da vacina na UBS Francisco Pereira de Azevedo situada no Liberdade I. Ela elogia a organização: "Foi bem rápido. Imaginei que iria demorar porque tem muita gente com a vacina atrasada, mas tudo foi muito tranquilo. A equipe da UBS e a Prefeitura estão de parabéns", disse Fátima em clima de alegria por ter conseguido encerrar o seu ciclo de imunização.
Até 11 horas da manhã, cerca de 400 pessoas já haviam tomado a segunda dose da Coronavac na unidade do Liberdade I. Segundo a técnica de enfermagem Elizete Costa que atua naquela unidade, o sentimento é de gratidão e felicidade em vacinar. "Fico muito feliz e com o sentimento igual ao da pessoa que está recebendo a dose da vacina. É gratificante para mim fazer parte desse trabalho", disse Elizete já emocionada.
A Secretária de Saúde do município, Morgana Dantas, informa que há vacinas suficientes para todos os idosos e profissionais de saúde que receberam a primeira dose até 31 de março.
"Não precisa ninguém madrugar e aglomerar em frente as nossas UBS's, porque dispomos de todas as doses para quem se vacinou com a primeira aplicação até o dia 31 de março. Já aguardamos receber mais um lote de Coronavac na próxima semana para dar sequência a vacinação de quem está na espera", esclarece a titular da pasta.
Astrazeneca
A vacinação com uso da vacina Astrazeneca do Instituto Fiocruz acontece apenas neste sábado (15), no ginásio do SESI no bairro Doze Anos. Por lá, o clima de tranquilidade marca o dia.
No ginásio do SESI o público alvo é formado por: pessoas com comorbidades de 45 anos ou mais e as pessoas com deficiências. São exigidas cópias e originais dos documentos comprobatórios.
A técnica de enfermagem Elizete Costa se emociona ao aplicar as doses.
Aposentada Fátima Moreira elogia a organização: "Foi bem rápido".