Foto: Célio Duarte
Neste sábado (15), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, promoveu no Mercado Central, Cobal, Mercado do Bom Jardim e outros mercados da cidade, uma ação alusiva ao 18 de Maio. dia de combate ao abuso e a exploração sexual contra de crianças e adolescentes.
O trabalho envolveu ainda a Guarda Civil Municipal, os dois conselhos tutelares da cidade (33ª e 34ª zonas), Plantão Social, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), além do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS).
A ideia é que os atores da rede de proteção à infância e adolescência propaguem a informação na sociedade para que ela também seja parceira no combate aos abusos sexuais praticados contra este público.
A ação traz nos cartazes que foram fixados nos boxes dos mercados, a mensagem: "Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater". Também é informado o disque 100. Por este número é possível fazer a denúncia de casos de forma anônima.
"Durante todo este mês de maio as ações estão intensificadas. Fazemos rotineiramente essas visitas, através das nossas equipes do SEAS e do CREAS. Já fizemos rondas em casas de drink, em postos de combustíveis, que são locais de alta vulnerabilidade", explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Juventude Janaína Holanda.