Tamanho da fonte

 Agricultura
Quarta-feira - 23/03/2022

Curso de boneca de fio é realizado no Assentamento Hipólito

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Allan Phablo (SECOM/PMM)

Mulheres residentes no Assentamento Hipólito, zona rural de Mossoró, estão participando do curso de boneca de fio promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) e Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (FAERN). São parceiros também da ação o Sindicato da Lavoura de Mossoró e empresas locais.

Em torno de 15 mulheres da localidade se inscreveram e estão tendo aulas de como produzir bonecas. Instrutora do SENAR, Francisca Epifânio Soares destacou que as mulheres da comunidade estão felizes em participarem da iniciativa.

“As mulheres ficaram muito felizes porque o curso está sendo ministrado pela primeira vez na comunidade de Hipólito. Elas estão felizes em praticar esse trabalho que elas gostam e porque vão ter sua própria renda. Eu falo para elas que praticando esse trabalho as encomendas começam a chegar e gerar renda para todas”, disse.

Risolene Vitorino, agricultora e presidente da associação de moradores do Hipólito e que também é uma das alunas do curso, destacou a importância desse trabalho. Ela afirmou que as mulheres da localidade já cobravam um curso dessa natureza para aprenderem ainda mais a técnica de fazer boneca em fio.

“É um curso que há muito anos as mulheres cobravam. Graças a Deus estamos tendo esse curso aqui na nossa comunidade. As mulheres estão gostando bastante. O curso começou na segunda-feira e vai se estender até a sexta-feira da próxima semana. As mulheres estão muito envolvidas,  da mais nova a mais velha”, explicou.

As agricultoras Maria Gomes de Brito e Maria Marcelino de Oliveira contaram que estão animadas e gostando do curso que está sendo realizado na comunidade. As duas são artesãs e veem na ação a oportunidade de aprimorarem o trabalho realizado.

“Eu estou feliz em participar desse curso aqui na comunidade. Eu tenho 40 anos de artesanato. Sempre faço minhas bonecas para vender e esse curso é importante para a gente porque ajuda a fazer melhor os nossos produtos com muita alegria, com muita satisfação. Estou achando muito bom esse curso”, disse Maria Gomes, mais conhecida na comunidade como Maria das Bonecas.

“Estou gostando muito desse curso. Aqui eu estou aprendendo a fazer umas bonequinhas. Para mim também é importante estar aqui com minhas companheiras. Venho para cá e aprendo”, falou Vovó das Bonecas, como é mais conhecida Maria Marcelino.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)