Quarta-feira - 07/11/2018

Município inicia projeto que define tipologia do artesanato local

Riquezas naturais típicas de Mossoró, o sal e a palha da carnaúba serão destacados no estande da Prefeitura durante a II Mostra de Turismo Regional, que ocorre dentro da programação da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO). O evento tem sua abertura nesta quarta-feira (7) e vai até o sábado (10), na Estação das Artes. De acordo com a gerente executiva de Turismo do município, Milene Melo, esse destaque é o início do projeto que define a tipologia do artesanato de Mossoró. “Definir a tipologia do artesanato de Mossoró é encontrar uma matéria prima que naturalmente identifique a nossa cidade. Porque o artesanato é um souvenir, uma lembrança que os turistas adquirem  do local que visitaram. E nada mais justo que seja feito com uma matéria-prima que identifique nossa região como é o caso do sal e da carnaúba”, explicou. A definição da tipologia do artesanato local também coincide com  o desenvolvimento de novos roteiros de turismo da cidade com inclusão das salinas e o turismo rural, com visitação a serra Mossoró, as fazendas de fruticultura irrigada e de agricultura familiar. Com a reativação do aeroporto e a recente ampliação dos voos semanais, o destino Mossoró ganhou mais visibilidade nacional. Prova disso, é que o destino vem sendo divulgado para agentes de viagem de cidades brasileiras, através da campanha “Tudo Começa Azul” em parceria com a Azul Linhas Aéreas. Além da cadeia hoteleira, de bares e restaurantes, os pequenos comerciantes e artesãos também estão sendo beneficiados com o aumento do fluxo de turistas na cidade. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo vem qualificando os artesãos locais para atender essa nova demanda.