Sexta-feira - 26/10/2018

Serviço de tratamento de esgoto é liberado para cinco bairros de Mossoró

A Prefeitura de Mossoró, através da secretaria de Infraestrutura, entregou nesta sexta-feira, 26, a Estação Elevatória I da Bacia 7, localizada no bairro Belo Horizonte, à Caern, órgão responsável pela gestão do saneamento básico na cidade. A Estação Elevatória faz parte da estrutura responsável pela coleta e bombeamento do esgoto das residências até a estação de tratamento. Com a ligação do equipamento, a população dos bairros Alto da Conceição, Alto do Xerém, Belo Horizonte, Carnaubais e Lagoa do Mato poderá realizar as ligações de suas casas para a rede coletora. São 30 mil pessoas beneficiadas com o acesso ao sistema de esgotamento. Na oportunidade, a prefeita Rosalba Ciarlini assinou o documento que repassa a gestão do equipamento à Caern, representada pelo gerente da regional Oeste da Caern, Márcio Bruno Dantas. O representante do órgão explicou como o trabalho será desenvolvido a partir de agora. "A partir da próxima semana nossas equipes estarão em campo explicando e informando a população sobre as ligações. Os moradores terão um prazo de 30 dias para realizar esse serviço, a partir do comunicado realizado pela equipe. Só após esses 30 dias do comunicado, os moradores terão na sua conta de água o serviço do esgoto", disse. Yure Tarso, engenheiro da secretaria de Infraestrutura, falou da burocracia em retomar essas obras, pois como a obra estava paralisada há anos, o Governo Federal já havia pedido a devolução dos recursos. "Essa estação elevatória deveria estar pronta há 5 anos. A prefeita Rosalba Ciarlini fez o esforço de recuperar esses recursos e hoje estamos entregando a Caern para a operação", falou o engenheiro.
A prefeita Rosalba Ciarlini destacou a importância da obra para a cidade e como o saneamento beneficia a população. "Nós estamos entregando não só uma obra, mas estamos garantindo a saúde de 30 mil pessoas. Saneamento básico é saúde pra população, pois evita inúmeras doenças. Além disso nós avançamos cada vez mais nas ações para despoluir o nosso rio. Saneamento básico é saúde, meio ambiente e desenvolvimento para a cidade", disse Rosalba.
Além da estação elevatória da Bacia 7, a Prefeitura também está concluindo as obras da estação elevatória da Bacia 1, no bairro Barrocas, que serão entregues à Caern ainda em 2018. Essa Estação irá garantir o tratamento de esgoto nos bairros Barrocas, Cidade Nova, Loteamento Juliana, Pousada dos Thermas, parte do Santo Antônio e Três Vinténs. A prefeitura de Mossoró está investindo mais de 40 milhões para garantir o saneamento da cidade. Além das obras de esgotamento sanitário, o saneamento básico abrange os serviços de drenagem de águas e manutenção e construção de canais, como o que ta sendo construído no bairro Santa Helena.