Quarta-feira - 19/09/2018

Programa Libras nas Escolas celebra 10 anos de atuação

A Secretaria Municipal de Educação está celebrando 10 anos da implantação do Programa Libra nas Escolas. A iniciativa foi criada para promover a inclusão de crianças com deficiência e fortalecer a política de democratização de acesso à escola promovida pela Prefeitura de Mossoró. Para celebrar essa década de inclusão os técnicos da Secretaria de Educação realizaram um evento no hall do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, nesta quarta-feira, 19. “Há 10 anos estamos trabalhando o Programa Libras nas Escolas. É através dessa iniciativa que estamos fortalecendo a política de inclusão de crianças surdas para que elas tenham acesso à Educação. O professor de Libras vai uma vez por semana na turma, ensina à criança com deficiência e também aos seus colegas a Libras para que todos possam se comunicar”, explicou Selma Bedaque, coordenadora da Educação Infantil. Desde que o programa foi instituído nas Unidades de Educação Infantil (UEI) e nas escolas de Ensino Fundamental em 2008, mais de 5.400 alunos já receberam aulas de Libra (Língua Brasileira de Sinais). Esse número deve crescer ainda mais nos próximos ano, visto que, a Secretaria de Educação planeja incluir no próximo concurso vagas para profissionais que atuam com Libras. “Esse programa é um verdadeiro sucesso e tem provocado uma grande transformação em toda a Rede Municipal de Ensino. As crianças surdas sentem realmente que estão incluídas no processo quando elas se deparam com colegas se comunicando através da Libras. Diante dessa importância, no próximo concurso, destinaremos vagas para os profissionais formados na Língua de Sinais”, afirmou a secretária municipal de Educação, Magali Delfino. Valeska Brenda é surda e aluna da Escola Municipal Professora Celina Guimarães. Através da sua professora, que é intérprete de Libras, ela nos contou que sobre a importância desse programa para a vida dela. “Esse programa permite que eu tenha uma vida comum como qualquer outro aluno da minha escola. A Libras me permite me comunicar e acompanhar a rotina escolar”, disse a aluna.