Sábado - 04/05/2024

Prefeitura mobiliza população mossoroense em Dia D de vacinação

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Neste sábado (4), a Prefeitura de Mossoró promove um dia de mobilização voltado para atualização das vacinas. No Dia D de vacinação, a população tem a oportunidade de se proteger contra Influenza, febre amarela e HPV.

A Secretaria Municipal de Saúde espera com a estratégia ampliar a cobertura vacinal. São três os pontos de imunização neste sábado.

As Unidades Básicas de Saúde Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel) e Dr. Chico Costa (Santo Antônio) funcionam até as 16h. Já no Partage Shopping, a vacinação acontece das 10h às 18h.

“A vacina é importante para a saúde da gente, porque vacina é vida. É importante tomar a vacina para prevenir as doenças e ficar saudável e forte”, disse o fotógrafo Nilton Florentino.

Nilton Florentino, fotógrafo .

O motorista Francisco de Assis não deixou essa oportunidade passar. Acordou bem cedo e foi à UBS garantir a vacina. “É bom tomar a vacina, porque quando estamos no meio do mundo ficamos expostos a muita coisa. Então quem puder se vacinar é melhor ainda. Tem gente que não toma com medo. Mas não existe isso não, tem que se proteger”, contou.

Francisco de Assis, motorista.

A vacina contra Influenza é voltada para toda população acima dos seis meses de vida. A proteção contra HPV para aqueles de 9 a 19 anos. Já o imunizante da febre amarela para o público de nove meses a 59 anos.

“Hoje é dia para convocar a população a se vacinar contra a Influenza diante dessa nova orientação do Ministério da Saúde, ampliando a oferta da vacinação para a população em geral. Enfatizamos que os grupos prioritários devem continuar buscando as unidades básicas de saúde. Devem seguir procurando a vacina: gestantes, idosos, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos. A gente percebe um aumento das síndromes respiratórias agudas graves, Influenza, Covid, vírus essencial respiratório. Temos vacina contra a Covid, nós temos vacina para a Influenza. Então que os grupos, o público busque a vacina e se proteja o quanto antes”, ressaltou Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações do município.

Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações do município.

De segunda a sexta-feira, a vacinação continua em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 7h às 11h e das 13h às 17h.