Infraestrutura  Saúde
Segunda-feira - 18/03/2024

Prefeitura de Mossoró inicia construção de UBS na Barrinha

Por: Maricelio Almeida
Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró deu início na noite desta segunda-feira (18) à construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Marina Ferreira, na comunidade da Barrinha, zona rural. Com investimentos do programa “Mossoró Realiza” e recursos de emenda parlamentar da senadora Zenaide Maia, a obra representa a concretização de um sonho de 20 anos da população local e dos servidores da unidade.

“Há 20 anos que nós estamos aqui, trabalhando em prol da comunidade, e será um grande benefício tanto para a comunidade como para nós, funcionários. Atualmente a gente trabalha ainda em uma casa improvisada, e uma unidade nova será um presente, um sonho”, afirmou a enfermeira Conceição Lopes.

Conceição Lopes

A agente comunitária de saúde Missilene Maria, que também trabalha na UBS há duas décadas, celebra a conquista da nova estrutura. “É um misto de sentimentos. A gente pode falar que é gratidão e realização. É um sonho não só para a gente, mas para a própria população. Passa um filme na nossa cabeça. A comunidade está muito feliz. São 23 anos de batalha e ver isso é uma realização”, comentou.

Missilene Maria

Moradores da região também ressaltam a importância da nova UBS para a localidade. “São muitos anos, muitos anos mesmo (de espera). Vai melhorar muito”, disse Maria Vilanir. “É muito bom esse posto de saúde que vai chegar para a comunidade da Barrinha. Está todo mundo feliz”, complementou Maria Cordeiro.

Maria Cordeiro

A nova UBS Marina Ferreira oferecerá atendimentos nas áreas de pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia, disponibilizando consultas médicas, vacinas, coleta de exames laboratoriais, medicação, encaminhamentos adequados para outras especialidades, entre outros serviços, em mais de 300 metros quadrados de área construída.

Rodrigo Lima

“Mais uma UBS rural, agora aqui na Barrinha. Uma UBS realmente com um padrão de qualidade, com dois consultórios médicos, sendo um para triagem, consultório ginecológico, odontológico, SAME, farmácia, recepção, tudo que a população precisa, com acessibilidade”, frisou o secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Lima.

Nesta segunda etapa do programa “Mossoró Realiza”, consta a construção de 15 UBSs, sendo 12 na zona rural e três na zona urbana.