Agricultura
Terça-feira - 12/03/2024

Consultoria de Cajucultura em Boas Práticas Agrícolas impulsiona o desenvolvimento rural em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) realizou no último final de semana mais uma atividade de consultoria de Cajucultura em Boas Práticas Agrícolas na zona rural de Mossoró. Desta vez, agricultores de oito comunidades rurais foram contemplados com a atividade de melhoramento genético.

A medida faz parte da consultoria de cajucultura do programa "Mossoró Rural", cujo objetivo é promover o melhoramento genético nos plantios já existentes, visando potencializar a cajucultura em Mossoró. A ação foi realizada nas localidades de Mulunguzinho, Agrovila Paulo Freire, São Romão, Pomar, Oziel Alves, Olga Benário, Sol Nascente e Cheiro da Terra. Ao todo, foram distribuídas aproximadamente 3,2 mil mudas de cajueiro aos agricultores cadastrados.

"Durante este final de semana, realizamos trabalhos de consultoria na cajucultura em Mossoró, com foco no melhoramento genético. Acompanhamos os agricultores que estão cadastrados no projeto Mossoró Rural na área de cajucultura", explicou Raniere Barbosa, gerente executivo de Desenvolvimento Rural da Seadru.

O objetivo da atividade foi realizar um levantamento das áreas produtivas e oferecer uma consultoria específica para aumentar a produtividade da cajucultura por meio do melhoramento genético. Para os participantes cadastrados no projeto, a Secretaria introduz clones de mudas de cajueiro adaptadas à região, conforme indicado pela Embrapa.

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Prefeitura de Mossoró está empenhada na renovação e recuperação da cajucultura no município. Isso inclui consultoria técnica e plantio de mudas geneticamente melhoradas, visando aumentar a produção e a renda dos agricultores. Este ano, serão plantadas 60 mil mudas com consultoria técnica oferecida a 175 produtores.