Obras de drenagem garantem rápido escoamento das águas após forte chuva em Mossoró

Por: Maricelio Almeida
Foto: Divulgação (PMM)

Mossoró registrou na tarde desta sexta-feira (9) uma forte chuva, de 54 milímetros em um curto intervalo de tempo, conforme dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). As obras em redes de drenagem promovidas pela Prefeitura de Mossoró, em especial as que foram executadas nas imediações da Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares (COBAL) e na avenida João da Escóssia, garantiram, mais uma vez, uma maior fluidez no escoamento das águas.

Na Cobal, a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou, ainda em 2021, a desobstrução dos canais, melhorando a capacidade de vazão na região, bem como a substituições das tampas de concretos por grelhas móveis metálicas, facilitando o escoamento das águas e serviços de manutenção, que acontecem com regularidade.

De forma preventiva, a Prefeitura de Mossoró também promoveu, antes do início do período chuvoso, a limpeza de canais, córregos e galerias, serviços que contemplam todas as regiões do município e ocorrem constantemente.

Recentemente, a gestão municipal, por meio do programa “Mossoró Limpa”, realizou, por exemplo, a limpeza de canais localizados nos conjuntos Redenção e Abolição IV, e na galeria do conjunto Parque das Rosas, bairro Santa Delmira. O trabalho também alcançou regiões como Santa Helena, Paredões, Canal do Thermas, Três Vinténs, Vingt Rosado, Belo Horizonte, Alto da Conceição, Costa e Silva, Dom Jaime Câmara e comunidades da zona rural, como Passagem de Pedra, entre outras.

A Defesa Civil orienta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A Prefeitura de Mossoró segue em prontidão para o atendimento a eventuais intercorrências registradas durante o período chuvoso, com equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SEIMURB) e da Defesa Civil em alerta 24 horas. A Defesa Civil pode ser acionada através do telefone 199. A ligação é gratuita.