Terça-feira - 09/01/2024

Campanha "Janeiro Branco" intensifica ações de cuidado com a saúde mental em Mossoró

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró iniciou na manhã desta terça-feira (9), no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, a edição 2024 da campanha “Janeiro Branco”. O movimento nacional no primeiro mês do ano trabalha a conscientização para os cuidados com a saúde mental e emocional da população.

Na solenidade de abertura da programação participaram pacientes e familiares assistidos pela rede municipal nos variados equipamentos públicos. E ainda, profissionais de saúde com atuação direta num trabalho que acontece durante todo o ano e que neste mês é intensificado visando a quebra de estigmas, paradigmas e tabus quanto às questões relacionadas à saúde da mente.

Momento musical com o cantor Elisc Regis. Foto:  Wilson Moreno (Secom/PMM)

“Hoje, nós estamos realizamos a abertura da campanha ‘Janeiro Branco’ que promove ações voltadas para a saúde mental. Nós realizaremos nos nossos equipamentos diversas atividades durante este mês de janeiro. É importante estarmos atentos às questões da saúde mental no município. É um trabalho realizado com toda a sociedade engajada na conscientização para o cuidado com a saúde emocional”, explicou Adriano Freitas, gerente de Saúde Mental do município.

Entre as atividades apresentadas na manhã inicial da programação: recitais de poesias, teatro, música, dança, dentre outras formas de manifestações artístico e culturais usadas no tratamento de pacientes. Atividades lúdicas importantes no processo de cuidado e assistência para todos os agentes envolvidos na causa, buscando a melhor qualidade de vida.

Psiquiatra Gilianno Carlos forneceu informações ao público sobre a campanha. Foto:  Wilson Moreno (Secom/PMM)

Os profissionais de saúde com atuação direta na rede de assistência à Saúde Mental do município destacam a pertinência de se trabalhar ações temáticas na campanha de mobilização “Janeiro Branco”, que ganha grande visibilidade no mês em curso.

“Trata-se de uma campanha a nível mundial para alertar sobre a importância de se discutir a saúde mental nos mais diversos espaços. É um momento para entendermos que é importante o cuidado com a saúde mental. As pessoas vêm quebrando o tabu e procuram mais o profissional médico com sintomas mais leves, resolvendo e tratando as doenças com mais rapidez”, frisou o psiquiatra Gilianno Carlos.

Neste mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará uma série de ações nos equipamentos públicos. Serão ofertados aos usuários dos serviços e população em geral: oficinas, palestras informativas, roda de conversa, arte e cultura, entre outras iniciativas.

“Com a campanha ‘Janeiro Branco’ estamos ampliando as possibilidades de conscientização para o cuidado com a vida, família, ambiente de trabalho. Estamos avançando nosso município com a construção de novos CAPSs em Mossoró que beneficiará diretamente os servidores públicos, pacientes e familiares”, destacou Adriano Freitas.