Assistência Social e Cidadania
Segunda-feira - 11/12/2023

Programa “Jovem do Futuro” é celeiro de oportunidades para jovens mossoroenses

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

O “Jovem do Futuro” é um programa idealizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), para o jovem que almeja entrar no mercado de trabalho. A iniciativa foi lançada neste ano e visa garantir aos adolescentes, além da qualificação no mercado de trabalho, formação cidadã, empreendedorismo.

Ao todo, mil jovens são beneficiados nesta primeira etapa do programa “Jovem do Futuro”. Cada participante recebe uma bolsa no valor de R$ 300,00 durante quatro meses. As aulas nos polos do programa começaram no dia 19 de agosto. O público-alvo da iniciativa da Prefeitura é formado por alunos de 15 a 18 anos inscritos no Cadastro Único.

Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito Allyson Bezerra e o secretário de Desenvolvimento Social, Erison Natécio, estiveram no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), onde estão sendo realizadas as aulas práticas dos cursos de Auxiliar administrativa e Mecânico de motos. Allyson Bezerra ressaltou a importância da qualificação profissional dos jovens.

“A Prefeitura de Mossoró selecionou mil jovens de todas as escolas públicas do nosso município para participarem desta primeira etapa do programa ‘Jovem do Futuro’, dando uma bolsa de 300 reais, mensalmente, durante quatro meses, com intuito de trazer uma formação cidadã, com parceria da UERN, formação técnica profissional, em parceria com o SENAI e SENAC. Estamos tendo agora a concretização desses cursos com os alunos concluindo esses cursos profissionalizantes e estando pronto para ingressarem no mercado de trabalho”.

Erison Natécio destacou que o “Jovem do Futuro” é o maior programa social voltado para a juventude do município. “O programa é um celeiro de oportunidades para os nossos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. É para esses jovens que a Prefeitura está construindo o programa ‘Jovem do Futuro'. É um programa de oportunidade para o jovem poder construir seu próprio futuro”, enfatizou.

ALUNOS

A sede do SENAI em Mossoró está com duas turmas com aulas práticas: Auxiliar administrativo e Mecânico de motos. Cada turma tem 25 jovens inscritos. As aulas práticas começaram na primeira semana de outubro e tem previsão de término no próximo dia 18.

Os alunos que participam desta etapa do programa ressaltam a importância da qualificação para o mercado de trabalho.

“Está sendo uma experiência incrível. Estou gostando muito do curso aqui no Senai. Estamos aprendendo muito sobre a parte administrativa. Estou muito identificada com o curso”, destacou Viviane Celly, aluna do curso Auxiliar administrativo.

Os alunos Kennedy Carlos, Lucas Kauã e Marcos Losekann integram a turma do curso de Mecânico de motos e também frisaram a importância de participarem do programa “Jovem do Futuro”.

“Está tendo uma oportunidade incrível. Esse curso que estou fazendo vai me preparar para o mercado de trabalho”, falou Kennedy, de 15 anos. “Estou tendo a oportunidade de me especializar aqui. O professor é ótimo e estou aprendendo muitas coisas em relação ao curso”, disse Losekann. “O curso é de fundamental importância para a gente se qualificar para o mercado de trabalho. O professor Roberto ensinou muitas coisas interessantes para os alunos do curso”, frisou Kauã.

O instrutor Roberto Freire explica o que é repassado ao aluno no curso. “O aluno aprende a fazer toda essa manutenção conforme o fabricante. Existe uma demanda muito grande para profissionais qualificados. Cabe a cada um deles aprender o que é repassado no curso.

FORMATURA

Na visita aos alunos dos cursos de Auxiliar administrativo e Mecânico de motos, o prefeito Alysson Bezerra confirmou que em janeiro do próximo ano haverá uma grande formatura destas primeiras turmas do programa “Jovem do Futuro”.

“Vamos fazer uma grande formatura. Será uma oportunidade única para reunirmos todos os jovens que participaram desta primeira edição”, disse Allyson Bezerra, que anunciou também para o próximo mês a abertura de inscrições para o próximo ciclo do programa.

“Em janeiro vamos abrir outras inscrições. Mais turmas serão formadas e jovens de 15 a 18 anos terão a oportunidade de ingressar no programa”, completou.