Segurança Pública
Quarta-feira - 06/12/2023

Secretaria promove campanha educativa de combate à poluição sonora

Por: Italo Bruno
Foto: Divulgação/PMM

A conscientização sobre a não perturbação do sossego alheio é de fundamental importância para a boa convivência cidadã. Pensando nisso, a Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem), com o apoio da Polícia Militar (PM) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), realizará uma campanha educativa de reconhecimento à importância do respeito, da preservação à tranquilidade das pessoas e do combate à poluição sonora. A ação acontece neste sábado, 9, no centro da cidade.

“A população de Mossoró tem reclamado do barulho nas ruas. Carros de som em alta potência que acaba perturbando o sossego, inclusive afastando algumas pessoas que vão comprar no comércio, por exemplo. Diante dessa situação, nós faremos uma ação educativa, de orientação, e depois, caso não seja possível controlar, precisaremos tomar as medidas cabíveis que o caso requer”, destacou o secretário de Segurança, Walmary Costa.

A iniciativa objetiva reduzir a poluição sonora e promover uma reflexão sobre nossas condutas e seus impactos ao nosso redor. Perturbar o sossego alheio não se resume apenas a barulhos excessivos, mas também a comportamentos invasivos que afetam diretamente a paz das pessoas.

Nesta quarta-feira, 6, a Sesdem recebeu alguns proprietários de veículos que trabalham com propagandas de som. Na ocasião, os trabalhadores puderam receber orientações de como utilizar corretamente seus veículos, sempre se utilizando do bom senso e respeito como prioridade.

“A perturbação do sossego público também é um condicionante para gerar um possível acidente de trânsito. A atmosfera externa pode se transformar em um ambiente desgastante, e o estresse pode potencializar um possível acidente. Precisamos conscientizar o cidadão de que isso também é direção defensiva, e na direção defensiva todos os aspectos podem e têm que ser atendidos conforme a legislação”, ressaltou o diretor de Mobilidade Urbana, Luís Correia.

Devemos entender que a nossa diversão, lazer ou trabalho, não deve custar o bem-estar alheio. O respeito à privacidade é um direito de todos e deve ser sempre obedecido, seja em casa, locais públicos ou privados.

Portanto, é necessário educar e sensibilizar as pessoas sobre essa temática. Ao promover ações de conscientização, o município incentiva a cultura de respeito e cooperação cidadã, visando a construção de uma cidade cada vez mais harmônica e pacífica.

“Vamos fazer um trabalho educativo, orientando os comerciantes sobre a utilização do som, sobre não haver essa perturbação, pois com essa poluição sonora a gente vem recebendo muitas reclamações. “Muitos lojistas estão usando o som erradamente, e acontece que causa muitos transtornos aos outros comerciantes e à população em geral. Portanto, o serviço que faremos neste sábado será de conscientização, para a gente conseguir sanar esse problema hoje existente”, ressaltou a diretora de fiscalização da Semurb, Mirelly Barreto.

Em caso de necessidade, a população tem à disposição os seguintes números: 190 da Polícia Militar; 153 da Guarda Civil Municipal; 156 do Trânsito Municipal; e o 3315-5000 da Semurb.