Quarta-feira - 01/11/2023

"Brasil Sorridente": Prefeitura de Mossoró realiza entrega de próteses dentárias

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Nesta quarta-feira (1°), a Prefeitura de Mossoró iniciou a entrega de próteses dentárias à população atendida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A iniciativa se reveste de uma importante política pública na área, uma vez que eleva a autoestima das pessoas beneficiadas e ainda promove mais saúde e qualidade de vida.

A proposta acontece dentro do programa Brasil Sorridente — Política Nacional de Saúde Bucal — que vem transformando a vida de mossoroenses, por meio do acesso aos serviços odontológicos. Um trabalho realizado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Através do programa Brasil Sorridente conseguimos habilitação para o município de Mossoró e estamos hoje, depois de 30 dias, já fazendo a entrega das primeiras próteses. Hoje, nós temos a programação para a entrega de 100 próteses. Já estamos mensalmente pegando as pessoas que estão dando entrada nas unidades básicas de saúde para realizar as moldagens, a prova e daí receber a sua prótese e oferecer um novo sorriso. A saúde bucal é um dos principais pontos envolvidos na atenção primária de saúde para que essas pessoas tenham além de uma boa alimentação e de uma saúde boa, uma melhoria na autoestima”, explicou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, visitou à Unidade Básica de Saúde (UBS) José Leão, no bairro Alto da Conceição, durante a entrega das próteses. Na oportunidade, o gestor enalteceu a importância do cuidado com a saúde bucal, no trabalho desenvolvido pelas equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) junto à população.

“Um programa importante levando sorrisos às pessoas que estão precisando do serviço. A ação aqui hoje já está contemplando uma boa quantidade de pessoas que estão tendo essa oportunidade. São pessoas de diferentes regiões da cidade de Mossoró. Disponibilizemos 100 próteses por mês, ou seja, 100 pessoas por mês vão ser beneficiadas, mas essa demanda pode ser ampliada. Essa oferta pode ser ampliada à medida que a gente tem uma demanda maior. A partir do momento teremos a coleta de informações das pessoas que estão necessitando, vamos conseguir aumentar essa oferta também de próteses dentárias e oportunizar que cada mossoroense tenha o direito de sorrir e de sorrir bem, com qualidade”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.

Maria Inácia.

Maria Inácia foi uma das pessoas atendidas na manhã de hoje na UBS com os serviços odontológicos. “Eu estava sem os dentes, sem a prótese. Então, fui no posto e o dentista perguntou se eu gostaria de colocar uma prótese e eu disse que sim. Agora estou recebendo as próteses. Isso melhorará em tudo, inclusive na hora da alimentação”, disse.

Dona Maria Helena também externou sua satisfação com o atendimento recebido. “Antes era muito diferente e agora melhorou 100% com essa prótese. Está melhorando tudo com o sorriso garantido”, contou.

Maria Helena e Zélia Silvério.

“Estou bem feliz, pois agora acredito que vai ficar tudo ótimo com a nova prótese que recebi. Melhorará a minha saúde, a autoestima. Agora sorrirei para o mundo” acrescentou Zélia Silvério, também beneficiada com o serviço do programa Brasil Sorridente.

O programa Brasil Sorridente apresenta os seguintes benefícios: acesso gratuito a serviços odontológicos; prevenção de doenças bucais; melhoria na qualidade de vida, entre outros.

“Falar de saúde bucal e de sorriso é tão importante para a saúde e autoestima. O sorriso é a porta de entrada, aquela primeira impressão que temos da pessoa. É um trabalho que a gente está desenvolvendo no município para entregar essas próteses dentárias. Trabalhemos para ampliar o quantitativo inicial que é de 100 próteses para podermos beneficiar mais pessoas que estão precisando. O nosso objetivo é mudar o sorriso do povo de Mossoró, por meio da oferta dos serviços”, evidenciou Jezreel Aquino, gerente de Saúde Bucal do município.