Trânsito
Segunda-feira - 30/10/2023

Prefeitura realiza ações de educação para o trânsito na programação do “Viva Rio Branco”

Por: Italo Bruno
Foto: Divulgação/PMM

A Prefeitura de Mossoró, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), contribuiu com diversas ações voltadas à educação no trânsito dentro do projeto “Viva Rio Branco”. As atividades aconteceram no final da tarde deste domingo, 29, no Memorial da Resistência de Mossoró (MRM) e contou com a participação da comunidade infantil.

Além das ações da Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem), a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da UERN, também levou ações de saúde, educação e esporte à população.

“Ontem estivemos na avenida Rio Branco, também em parceria com a UERN, reforçando a importância da educação para o trânsito desde a infância, e lá tivemos orientações, tanto para a criança como para os pais. Na ação, a gente fez orientação com relação à faixa de pedestres, o uso correto da faixa de pedestres, o uso dos dispositivos de segurança para as crianças, as cadeirinhas do transporte das crianças nos veículos, e também pinturas, jogos interativos e distribuição de brindes”, disse a coordenadora de ações educativas no trânsito do município, Maribel Oliveira.

A educação para o trânsito com crianças e adolescentes desempenha um papel importantíssimo na formação de futuros condutores, onde eles têm a oportunidade de absorverem práticas responsáveis e conscientes.

“Nossa comunidade acadêmica abraçou o evento e levou diversos projetos institucionais para a avenida preferida dos mossoroenses. Nossa gratidão à Prefeitura de Mossoró por abrir este importante espaço de integração com a sociedade”, destacou a reitora da UERN, Cicília Maia.

A Sesdem entende que esse é um processo que deve começar cedo, ensinando princípios de segurança, respeito e responsabilidade. Para isso, foram realizadas atividades como jogos educativos, histórias envolvendo personagens que exemplificam o respeito às regras de trânsito, além de atividades didáticas que serviram para despertar o interesse das crianças no assunto.

Além disso, foi repassada a demonstração da importância de envolver os pais nesse processo, para que eles sirvam de exemplos positivos e incentivem boas práticas no trânsito.

A educação para o trânsito com crianças é uma oportunidade para transmitir valores de respeito, empatia e cooperação, já que o trânsito é um espaço onde as ações de um indivíduo afetam diretamente o bem-estar da população. Ao participar e promover essas ações, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais respeitosa e segura para todos.