Segunda-feira - 23/10/2023

Idosas do CRAS Alto de São Manoel recebem ações de saúde e bem-estar

Por: Thiago Braga
Foto: Divulgação/PMM

As equipes da Prefeitura de Mossoró levaram uma série de ações de saúde voltadas às idosas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Alto de São Manoel, zona Leste. O mutirão de serviços de saúde, bem-estar e promoção de qualidade de vida fazem parte da programação das campanhas “Outubro Rosa” e “Outubro Verde”.

O público feminino da comunidade teve uma tarde de sexta-feira (20) especial com a promoção de mais saúde, por meio dos serviços ofertados gratuitamente. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde promoveu testagens para detectar ISTs; aferição de pressão arterial; verificação de glicemia; vacinação; entre outros.

Além disso, os profissionais de saúde do município forneceram informações sobre as campanhas desenvolvidas neste mês. O público foi orientado acerca da prevenção ao câncer de mama — “Outubro Rosa” — e prevenção à sífilis — “Outubro Verde”.

“A ação desenvolvida é muito importante para promoção de saúde para os idosos. Estamos levando serviços de saúde, conscientização e orientações para a população. É importante pontuar que as políticas públicas voltadas à pessoa idosa seguem em desenvolvimento no município e fazem parte do dia a dia das ações realizadas pela gestão”, informou Fábia Queiroz, coordenadora da Saúde do Idoso.

As campanhas “Outubro Rosa” e “Outubro Verde” estão sendo realizadas desde o início do mês, contemplando diversas frentes. São ações nos equipamentos da Saúde, Educação, Assistência Social e Cidadania e ainda em praças e outros espaços públicos da nossa cidade.

“Realizamos o trabalho de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero durante todo o ano. Neste período, nós intensificamos as ações num trabalho intersetorial para atingir o máximo possível de mulheres, nas zonas urbana e rural do nosso município”, destacou Suiann Costa, coordenadora da Saúde da Mulher.

O mês temático reforça a importância da busca pelos exames, autocuidado e proteção. “Durante este mês, estamos ampliando as testagens rápidas na campanha ‘Outubro Verde’, levando o serviço para todas as regiões da cidade. Estamos dando uma maior visibilidade a campanha a partir desse trabalho de prevenção à sífilis. Além dos testes, nossa equipe realiza aconselhamento e palestras informativas sobre a temática”, explicou Joyce Hayanny, coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais do município.

No Alto de São Manoel, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a programação com apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Soares da Costa, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).