Terça-feira - 17/10/2023

Estudantes de escola da zona rural brilham no palco do Festuern

Por: Maricelio Almeida
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Com o apoio da Prefeitura de Mossoró, o 17.° Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) foi iniciado nesta segunda-feira (16), com programação que segue até a sexta (20). Nesta terça-feira (17), estudantes da Escola Municipal Vereador José Bernardo, localizada na comunidade Passagem de Pedra, zona rural, subiram ao palco do Teatro Dix-huit Rosado, apresentando o espetáculo “Aurora através do arrebol”, uma releitura do clássico “Alice no País das Maravilhas”.

No total, 17 alunos participaram do evento, entre eles Kaio César, que interpretou o personagem “Gato Risonho”. “Foi uma experiência única para mim. Foi bem incrível poder participar, representar a escola, estar com todo mundo ensaiando, trabalhando esse espetáculo. Se eu tiver outras oportunidades, participarei novamente”, disse.

Kaio César

“Muito legal estar aqui com o pessoal. Gosto muito de atuar. Na peça, a gente brincou com os outros, porque a peça em si é brincando, é correndo, é pulando. O sentimento é de alegria. É só o começo. A gente veio de longe, representando a zona rural de Mossoró. E espero que nos outros anos tenha novamente e que a gente venha de novo”, comentou Vitor Emanuel, que interpretou o personagem “Gabiru”.

Vitor Emanuel

A protagonista da história, “Aurora”, ganhou forma com o talento da estudante Maria Evelyn, que realizou um sonho ao participar do Festival de Teatro da Uern. “O sentimento é uma alegria muito grande. O Festuern é um sonho, nunca imaginei atuar assim em um palco. Eu achava que eu não ia conseguir, só que agora estou muito feliz com o meu resultado. É uma sensação única, eu viveria tudo novamente e eu queria que todo mundo vivesse um pouquinho dessa experiência, porque é ótimo. O Festuern é encantador”, contou.

Maria Evelyn

Professora da Escola José Bernardo, Carmem Maria, que atualmente exerce também a função de diretora da unidade, destacou que esta foi a primeira vez que os alunos participaram do Festuern, mas que a cultura já é trabalhada na escola de maneira constante.

“A gente já tem um projeto de trabalhar a cultura na escola e o teatro é uma das ferramentas que utilizamos. Já tínhamos a ideia de fazer esse tipo de apresentação para a comunidade, trabalhar questões sociais, e quando surgiu a oportunidade nós não pensamos duas vezes, inscrevemos os alunos e, com o esforço de cada um, deu tudo certo”, pontuou.

A direção artística do espetáculo ficou sob a responsabilidade de Álex Martins, ex-aluno da Escola Vereador José Bernardo. “Fiquei muito feliz em poder levar o teatro para a escola onde eu estudei. Quando eu estudava lá, a gente não tinha a possibilidade de fazer uma apresentação como essa. Não foi só montar um espetáculo para eles apresentarem. Posso dizer que a gente realmente teve uma experiência de grupo de teatro. Se tem uma coisa que esses meninos têm é dedicação. Eu nunca lidei com crianças, pré-adolescentes tão dedicados na minha vida”, afirmou, acrescentando que o texto de “Aurora através do arrebol” foi escrito também por um ex-aluno Anderson Camilo.