Serviços Urbanos
Segunda-feira - 09/10/2023

Canal do Parque das Rosas recebe mutirão de limpeza

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró realiza serviços de limpeza no Canal do Parque das Rosas, bairro Santa Delmira. Ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SEMURB).

O canal do Parque das Rosas recebe grande volume de água. Sendo um dos pontos monitorados pela Defesa Civil local. Vale ressaltar a importância da colaboração e parceria da comunidade para manter esse espaço limpo.

Mesmo com a coleta regular do lixo três vezes por semana, servidores da Semurb estão retirando grande quantidade de lixo descartado e acumulado irregularmente no canal e arredores.

“Estamos dando continuidade ao programa 'Mossoró Limpa'. E uma das ações é a limpeza dos canais. Já executamos a limpeza de vários canais. Hoje estamos trabalhando no Parque das Rosas. Esse canal tinha muito lixo jogado pela população. Já retiramos várias caçambas de lixo. Pedimos a ajuda de todos. Isso pode prejudicar causando enchentes, inundações. Pedimos ajuda para o lixo ser descartado no local certo, que aguarde a passagem do carro de coleta”, destacou Miguel Rogério, titular da Semurb.

A limpeza da cidade avança em ritmo acelerado em diversas localidades, de acordo com cronograma elaborado pela Semurb. A limpeza de canais e galerias é preparação para o período de chuvas.

“O pessoal joga lixo no canal. O carro da coleta passa três dias na semana. Se todos colaborarem e acondicionarem o lixo num saco quando o carro passar ele leva. Isso é bom para todos”, disse a moradora Maria Lourenço (Maria Gambá).

Simultaneamente, outras áreas estão recebendo o mutirão da limpeza, do programa “Mossoró Limpa”. Nos bairros Sumaré, Vingt Rosado, Malvinas e Monte Olimpo acontecem serviços de roço.

Nos bairros Santo Antônio, Jardim das Palmeiras, Jucuri e Doze anos equipes realizam serviço de poda e retirada de entulhos.

Mossoró conta com lei municipal que torna crime ambiental o descarte de lixo irregular, com multa de até um salário mínimo. Em caso de descarte irregular, a população pode acionar a Guarda Civil Municipal através do número 153.