Sexta-feira - 01/09/2023

Encerramento do "Agosto Lilás" evidencia a importância do combate à violência contra a mulher

Por: Italo Bruno
Foto: Divulgação/PMM

A Patrulha Maria da Penha (PMP), da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou o encerramento da campanha "Agosto Lilás". As atividades finais aconteceram na tarde desta quinta-feira, 31, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Raimundo Clodovil Cavalcante da Silva, na comunidade do bairro Santa Júlia. A campanha teve como objetivo principal levar informações e conscientização aos diversos equipamentos do município, falando sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Durante todo o mês de agosto, a PMP e o Centro de Referência da Mulher (CRM) realizaram diversas ações como: eventos, palestras, seminários, campanhas de conscientização, blitz e ações educativas, buscando sempre expandir as informações sobre os direitos das mulheres, as diferentes formas de violência que podem sofrer e como buscar ajuda.

A campanha "Agosto Lilás" simbolizou também o 17º aniversário da Lei Maria da Penha. E, embora a campanha tenha chegado ao final, a luta em defesa das mulheres em situação de violência doméstica e familiar continua diuturnamente.

As mídias sociais se tornaram uma ferramenta importantíssima para a propagação da campanha. A Prefeitura de Mossoró lançou vídeos em suas plataformas digitais, no qual compartilha a importância desse movimento. Logo, esses vídeos alcançam sempre um bom público, gerando conversas e reflexões importantes sobre o papel de todos na construção de uma sociedade mais consciente, acolhedora e igualitária.

“Fim de agosto, fim do ‘Agosto Lilás’, campanha de conscientização contra a violência doméstica. A Patrulha Maria da Penha participou junto com todos os componentes da Rede de Proteção à Mulher na cidade de Mossoró. Juntos realizamos mais de 60 eventos, levando muita informação para todos. É esperado que após essa campanha aumente o número de denúncias na nossa central, tendo em vista que em todos esses eventos foi falado sobre as formas de violência, levando a população a se conscientizar mais e a se atentar quando se deparar com flagrante violência doméstica e a acionar a Patrulha Maria da Penha. Nós entendemos que para o combate à violência doméstica, a arma mais importante que temos é o conhecimento e a conscientização. Portanto, nós terminamos o “Agosto Lilás” com o sentimento e dever cumprido”, frisou a coordenadora de ações educativas da PMP, Lilian Cynthia.

Em caso de violência contra a mulher, a vítima pode contar com o apoio do serviço de emergência da Guarda Civil Municipal (GCM). A central funciona 24h através do número 153. A GCM tem canal exclusivo de denúncia no WhatsApp (84) 9 8631-7000.