Terça-feira - 22/08/2023

UEIs recebem kits pedagógicos do projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância”

Por: Maricelio Almeida
Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró distribuiu na manhã desta terça-feira (22) kits pedagógicos entregues pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Petrobras, por meio do projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância”. A iniciativa contempla, inicialmente, as Unidades de Educação Infantil (UEIs) Edna Lima Moura Falcão (Bom Jardim) e Maria Júlia Uchoa (Costa e Silva), beneficiando mais de 200 crianças.

Esta é mais uma etapa do projeto lançado em 2021, alcançando, naquele ano, apenas quatro cidades no país, entre elas Mossoró, de forma pioneira. O objetivo é promover o desenvolvimento pleno das crianças de zero a seis anos, com o propósito de melhorar a gestão da educação por meio da qualificação dos secretários e gestores das secretarias de educação.

“Estamos fazendo a entrega de brinquedos pedagógicos dos mais diversificados, um material riquíssimo. Destacamos que as ações desse projeto contemplam a formação da equipe técnica, mentoria com a secretária de Educação e agora entrega desse material pedagógico, com mais de 200 crianças diretamente envolvidas. É um importante momento para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino”, pontuou a secretária de Educação. Hubeônia Alencar.

Antes das UEIs receberem os kits, a equipe técnica das unidades passou por formação ministrada pelos profissionais da FGV, que estiverem em Mossoró no último mês de julho. “Foi uma capacitação muita rica, porque envolveu a exploração de materiais para trabalhar com a criança em sala de aula, materiais de matemática, linguagem, entre outros. Na Educação Infantil, a criança aprende brincando, então com esse material elas vão explorando e aprendendo ao mesmo tempo”, pontuou Adélia Maria, professora da UEI Edna Lima Moura.

Aurineide Alves

Diretora da UEI Maria Júlia, a professora Aurineide Alves reforça a importância do projeto para o processo de ensino-aprendizagem das crianças. “Gera um grande impacto nesse processo, porque potencializa o aprendizado na Educação Infantil. Recebemos um parque pedagógico riquíssimo, dividido em cinco estações, sendo elas, por exemplo, de leitura, de matemática, música, então a criança vai ter a possibilidade de vivenciar essas diversas áreas. Estamos maravilhados”, concluiu.