Terça-feira - 22/08/2023

Unidades de saúde mobilizam população mossoroense em ações da campanha “Agosto Dourado”

Por: Thiago Braga
Foto: Divulgação/PMM

Em Mossoró, as ações da campanha “Agosto Dourado” seguem em andamento, mobilizando moradores de várias regiões do município. A Prefeitura desenvolve a programação de incentivo ao aleitamento materno em Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural.

A campanha “Agosto Dourado” foi instituída no país pela Lei n.º 13.345 de 12 de abril de 2017. Durante este mês, ações são intensificadas para conscientização sobre a importância do leite materno e da amamentação. Vale destacar que ao longo de todo o ano, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolvem trabalhos na área.

Na tarde de segunda-feira (21), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Raimundo Clodovil Cavalcante da Silva realizou ação alusiva à campanha. Na oportunidade, roda de conversa foi realizada com o público presente, abordando desafios para a amamentação.

Ação realizada na tarde de segunda-feira na UBS Dr. Raimundo Clodovil Cavalcante da Silva.

Na manhã desta terça-feira (22), as equipes da UBS do Conjunto Santa Júlia realizaram nova atividade da programação da campanha “Agosto Dourado”. Ao fim do mês, no próximo dia 30, às 15h, a unidade de saúde promoverá o evento “Café e Prosa: troca de vivências entre puérperas e gestantes”. A atividade contará com presença de psicóloga.

Há ainda ações voltadas aos moradores da zona rural do município. Na manhã desta terça-feira (22), a população do Sítio Cajazeiras recebe orientações da campanha de incentivo à amamentação. Já na quarta-feira (23), a UBS da comunidade Passagem de Pedra realiza palestra com os usuários, informando sobre os benefícios do leite materno, amamentação, entre outros pontos.

Ainda na quarta-feira (23), às 8h, a UBS Dr. Aguinaldo Pereira, localizada no bairro Vingt Rosado, desenvolverá programação direcionada ao público atendido na área com palestra, orientações e relatos de experiências. No evento, entre os aspectos abordados: incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida; direitos sobre amamentação e relações de trabalho.

No bairro Santa Delmira, zona Oeste da cidade, a UBS Dr. Luiz Escolástico Bezerra promoverá a reunião mensal do grupo de gestantes sobre ordenha e armazenamento de leite humano. O encontro será no dia 29 deste mês, a partir das 13h.