Agricultura

Serviço de Inspeção Municipal recebe comitiva do Ministério da Agricultura

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), recebeu nesta semana comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Três auditores fiscais, sendo dois de Brasília e um de Natal, passaram o dia com os membros do SIM.

A visita ocorreu na última terça-feira (1º). Em pauta à adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção para os produtos de origem vegetal, o SISBI-POV do MAPA. Vale salientar que o órgão já tem equivalência federal para os produtos de origem animal - SISBI/POA.

“Eles vieram conferir todo o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inspeção Municipal e o que foi colocado no programa. Foi muito importante para todos nós essa visita e passar o dia todo com os auditores”, disse Edimar Teixeira, engenheiro-agrônomo do SIM.

Edimar salienta que o SIM avançou na parte dos produtos de origem animal e que também avançará na parte dos produtos de origem vegetal. “Conseguindo a equivalência nós vamos passar a fazer inspeção de bebidas no município. É mais um passo importante que estamos dando no SIM que beneficia toda a população mossoroense”, avaliou.

O Serviço de Inspeção Municipal espera a conclusão do relatório. “Agora, os próximos passos são esperar a conclusão do parecer e a publicação da portaria de equivalência do SIM integrando o Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI) para os produtos de origem vegetal. Vamos aguardar a tramitação e esperamos que em poucos dias a gente receba a portaria”, contou.

Em caso de conseguir o registro, Mossoró será o primeiro município do Brasil a obter a equivalência SISBI/POV

COMO ATUA

Vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal.

O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, mediante ações de saúde pública e combate à clandestinidade.