Sábado - 22/07/2023

Primeiro aulão “De Olho no Saeb” reúne cerca de 700 estudantes da Rede Municipal de Mossoró

Por: Maricelio Almeida
Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Integrando as atividades do programa “Mossoró Cidade Educação”, cerca de 700 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram, na manhã deste sábado (22), no Teatro Dix-huit Rosado, do primeiro aulão do projeto “De Olho no Saeb” 2023, iniciativa que busca preparar, a partir de diferentes estratégias, esses estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), cujas provas serão aplicadas entre os meses de outubro e novembro.

O aulão foi ministrado pelos professores Djair Eduardo e Ailson Pereira (Matemática) e Válter Rebouças e Pablo Moura (Língua Portuguesa). “Nossa pretensão é fazer com que esses meninos desenvolvam mais a aprendizagem e que os conhecimentos adquiridos hoje não sejam restritos só ao processo seletivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, a uma avaliação, mas um conhecimento que servirá para a vida inteira, porque conhecimento não tem limite”, pontuou o professor Válter.

“É muito importante esse evento, porque os alunos podem sair da escola, ter um aulão mais dinâmico, que é uma prática geralmente feita mais em escolas particulares, e agora os alunos da escola pública vão ter essa oportunidade. A Secretaria Municipal de Educação está de parabéns por essa iniciativa”, reforçou o professor Ailson Pereira.

Participaram do aulão estudantes de 26 escolas, das zonas urbana e rural. O evento também contou com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “O conhecimento que estamos tendo aqui vai ser muito importante para a prova e para a nossa vida”, frisou Emanuelle Galdino, da Escola Municipal Jerônimo Rosado, localizada na comunidade do Piquiri. “Estou achando muito importante, porque é uma aula de reforço. É bom ter essas aulas aos sábados. Essa iniciativa da Prefeitura foi muito boa, muito importante para todas as escolas”, complementou Júlia Emilly, também da Jerônimo Rosado.

Emanuelle Galdino e Júlia Emilly

Da Escola Municipal Prof. Alexandre Linhares, o jovem Wesley Hayran lembrou que a nota do Saeb é critério para a concessão do “Prêmio Ideb Mossoró Cidade Educação”, lançado pela Prefeitura com o objetivo de reconhecer escolas, professores e alunos que se destacarem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, concedendo premiações em dinheiro. “É uma ajuda para podermos fazer a prova e concorrermos aos prêmios. Estou estudando muito. Super aprovo esse projeto. Muito bacana essa iniciativa”, disse.

Wesley Hayran

O aulão também é uma estratégia de preparação desses estudantes do 9º para a seleção de admissão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), como destacam os estudantes Francisco Kauã e João Felipe, da Escola Municipal Francisco de Assis Batista. “É importante pra gente ter mais conhecimento e se preparar para o Saeb e também para quem quer fazer o IF, e conseguir o seu objetivo”, afirmou Kauã. “Estamos aqui em busca dos nossos sonhos, para um futuro melhor, e entrar no IF”, acrescentou Felipe.

Aulões serão realizados mensalmente

O planejamento da Secretaria Municipal de Educação (SME) prevê a realização de aulões mensais a partir de agora, até o mês de outubro, inclusive com instituições parceiras, como o IFRN e Colégio Diocesano Santa Luzia, como reforça a secretária Hubeônia Alencar.

“É um momento importante que nós estamos concretizando hoje, com o primeiro aulão de um programa que a gente já vem desenvolvendo desde o início do ano, e agora também em parceria com outras instituições, com o IFRN, Diocesano, que estarão nos próximos aulões. A gente precisa investir nesse processo, afinal de contas toda política nacional da educação é baseada nesses resultados que o município apresenta”, pontuou.

Os aulões foram projetados de forma integrada pela Gerência de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia (GEAPIT) e Gerência Executiva Pedagógica (GEP), sob a coordenação da Diretoria Administrativa de Planejamento e Gestão Educacional.

“Estamos aqui na perspectiva de trabalhar com esses alunos os descritores de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de que esses alunos compreendam qual é o formato da prova, porque é uma avaliação diferenciada em relação ao que eles já vivem no cotidiano”, explicou a diretora Gilneide Lobo.

O gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia, Stênio Lúcio, também reforça a importância da iniciativa. “Mais uma atividade que integra o ‘Programa de Recomposição das Aprendizagens - PRA De Olho no Saeb’, uma ação importantíssima, porque os alunos vão se familiarizando com a prova. O nosso desejo é que eles consigam desenvolver habilidades e competências para toda a vida”.

Stênio Lúcio

“Nós temos trabalhando em diversas frentes, como a formação dos professores e também a preparação dos alunos. Nesse sentido, este aulão de hoje visa dinamizar esse processo e potencializar o trabalho com os descritores que vão ser cobrados na avaliação do Saeb”, enfatizou Hélio Oliveira, gerente pedagógico.

O prefeito Allyson Bezerra acompanhou o aulão deste sábado, ressaltando que o projeto integra as ações do “Mossoró Cidade Educação”. “O objetivo é fazer com que na cidade Mossoró a educação esteja em primeiro lugar naquilo que a gente está ofertando às nossas crianças. Hoje aqui crianças do 9º ano da Rede Municipal de Ensino em uma jornada de conhecimento aos finais de semana, que vai servir para a prova do Saeb, e claro, já serve também para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte”, finalizou.

Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)