Quinta-feira - 20/07/2023

Prefeitura de Mossoró promove aulão “De Olho no Saeb” neste sábado

Por: Maricelio Almeida
Foto: Arquivo | Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró realizará neste sábado (22), a partir das 8h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, um aulão que tem como público-alvo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, das zonas urbana e rural, que irão se submeter ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2023, ferramenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que serve como base para a consolidação dos dados que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O aulão integra as atividades do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA), edição “De Olho no Saeb”, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) que consiste em uma série de ações executadas ao longo do ano, contemplando alunos do 5º e do 9º ano, com encontros realizados aos sábados, aplicação de simulados e outras tarefas em sala de aula, além de formações específicas para professores.

"Mais um projeto sendo executado, fruto de muita ação, planejamento e com foco nos resultados. O formato que será apresentado no sábado irá trabalhar com professores de Língua Portuguesa e Matemática, áreas objeto da avaliação, a partir de resolução de questões cujo foco são os descritores da matriz de referência do Saeb”, pontuou a secretária de Educação, Hubeônia Alencar, acrescentando:

“O ‘PRA 2023 - De Olho no Saeb’ é algo inovador, pioneiro na Rede Municipal. Para as demais edições do aulão, contaremos, inclusive, com a parceria de instituições outras, a exemplo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Colégio Diocesano”, frisou a titular da Secretaria Municipal de Educação de Mossoró.

Foto: Arquivo | Allan Phablo (Secom/PMM)

O aulão será ministrado pelos professores Djair Eduardo e Ailson Pereira (Matemática) e Válter Rebouças e Pablo Moura (Língua Portuguesa). A expectativa é de que o Teatro Dix-huit Rosado receba um público expressivo de alunos do 9º ano. A iniciativa foi projetada de forma integrada pela Gerência de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia (GEAPIT) e Gerência Executiva Pedagógica (GEP).

“É uma ação que visa justamente contribuir na preparação desses estudantes a partir de resoluções de questões com os descritores de Língua Portuguesa e Matemática abordados na avaliação Saeb”, pontuou o gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, professor Stênio Lúcio.

O gerente pedagógico da SME, Hélio Oliveira, também ressalta a importância da iniciativa. “Nos aulões, os estudantes revisam os conteúdos, competências e habilidades mais importantes de forma a se sentirem mais confiantes e seguros para realizarem as avaliações do Saeb. Assim, a SME, por meio do ‘PRA De Olho no Saeb’, está desenvolvendo essa importante atividade, sempre com foco no planejamento, ações e resultados”, frisou.

SOBRE O SAEB

O Saeb é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da Educação Básica. O Sistema tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.