Quarta-feira - 12/07/2023

Agricultores apresentam amostras de alimentos que serão destinados à merenda escolar

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Na manhã desta quarta-feira (12), agricultores e empreendedores familiares rurais apresentaram, no auditório do Centro Administrativo da Cidadania (Aeroporto), amostras dos gêneros alimentícios que serão fornecidos para as escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró. A atividade faz parte do cronograma da chamada pública aberta no dia 19 de junho.

Após a apresentação dos projetos de venda, entre 19 de junho de 10 de julho, o fornecedor classificado em primeiro lugar, em cada escola, expôs as amostras dos alimentos, para avaliação e seleção dos produtos a serem adquiridos. Os contratos com os selecionados, cuja validade é de um ano, serão assinados no dia 14 de julho.

“O Município tem um cuidado especial com a agricultura familiar, e isso nos alegra muito. É muito gratificante saber que temos um espaço e que nesse espaço somos bem-vistos, essa é a grande realidade, porque é também uma garantia de comércio, que nós vamos ter a quem vender, distribuir o nosso produto, que está indo diretamente para a merenda escolar, para os nossos filhos, a nossa família, que também está lá na escola, é um privilégio”, afirmou Cleonice Andrade, presidente da Cooperativa de Agricultores e Agricultoras de Mossoró e Região (COAFAM).

O empreendedor familiar rural Ademir Nonato participou da etapa realizada na manhã desta quarta-feira e também ressaltou a importância da chamada pública promovida pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). “Nossos produtos são de ótima qualidade e o preço que está sendo pago nessa aquisição é um incentivo para o agricultor produzir o alimento, com qualidade e preço justo”, frisou.

A chamada pública para aquisição dos gêneros alimentícios está sendo acompanhada pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que elogiou o trabalho desenvolvido pelo Município. “Estamos nos deparando com uma realidade em que a merenda é de ótima qualidade, com armazenamento feito nas unidades de ensino da melhor forma possível, beneficiando as crianças da Rede”, pontuou José Cândido, presidente do CAE.

José Cândido

A compra feita por meio da chamada pública qualifica ainda mais o cardápio oferecido aos estudantes, como destaca a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da SME, Milena Cajarana. “Estamos adquirindo alimentos diversificados, saudáveis, seguros e sazonais. A nossa equipe de nutricionistas tem todo o cuidado na hora de elaborar os cardápios, executando todo o processo de mapeamento desses produtos, para assegurar alimentos frescos e de qualidade às refeições escolares”, destacou.

Para aquisição dos produtos estão sendo destinados mais de 30% dos recursos federais recebidos pelas Unidades Executoras das instituições de ensino da Rede Municipal, referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Serão 13 itens fornecidos por agricultores da região: banana pacovan, batata doce, coentro, jerimum de leite, macaxeira, mamão tipo formosa, melancia, melão japonês e polpa de fruta nos sabores acerola, cajarana, caju, goiaba e manga.

“Ao mesmo tempo em que estamos estimulando uma alimentação saudável, nós também estamos estimulando esse agricultor a produzir mais, gerando renda para ele. Estamos inovando, reunindo os diretores das unidades de ensino, para que eles tenham acesso a essa amostra. Importante destacar ainda que acrescentamos, desde o início da gestão, oito novos itens da agricultura familiar no cardápio”, reforçou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.