Projeto “Férias no Parque” proporciona oficinas e brincadeiras para crianças

Por: Solange Santos
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró lançou na tarde desta terça-feira (3) o projeto “Férias no Parque”, com o objetivo de proporcionar a crianças do município, nesse período de férias, um momento de recreação e um contato maior com a natureza.

“A ação 'Férias no Parque' é um projeto voltado para as crianças que estão nesse período de férias, para atraí-las até o Parque Municipal para que entrem em contato com a natureza. É um momento que podemos levar a essas crianças, as lembranças que fazem parte das nossas vidas, resgatando memórias de uma infância tão saudável que vivíamos”, disse a diretora do Parque Municipal, Regilene Freitas.

Essa é a 1ª edição do projeto “Férias no Parque” e seguirá pelos próximos 15 dias de recesso das crianças nas escolas, funcionando às terças e quintas-feiras das 15h às 17h.

“Estou achando muito legal, eu fiz essas plantinhas, esse burrinho de talo de carnaúba e fiz pintura no meu rosto. Acho que vou vir mais vezes”, declarou David Mastrone de 8 anos.

“Está sendo muito bom, estamos aprendendo a plantar. É melhor vir pra cá porque aproveitamos melhor a natureza e conseguimos suar”, acrescentou Davi Lucas de 9 anos.

“Em casa a gente fica muito tempo no celular, já aqui ficamos ligados e nos divertindo na natureza”, pontuou Bruno Thomas de 11 anos.

O projeto conta com a parceria dos alunos do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), com a coordenação da professora Michele Asley. “Nossa parceria com a Prefeitura é de anos com o Projeto de Extensão Cactário Maria Bonita, que existe no IFRN há cerca de quatro anos. Fomos convidados para fazer a oficina do minicurso “Construa seu Terrário” aqui no Parque Municipal nesse momento das férias das crianças. Eu, como professora, trago os alunos do curso de Gestão Ambiental para esse momento de estágio e convivência com a comunidade”, ressaltou.

O pai Maicon Mastrone e a avó Maria de Lourdes resolveram levar a garotada ao Parque Municipal para participarem do projeto, por entenderem a importância que é manter esse contato com a natureza.

“Para mim é como reviver o passado, a minha infância. Trazer meu filho aqui é voltar no tempo e mostrar pra ele como foi minha infância em meio à natureza. Educação ambiental tem que ser ensinada desde pequeno, porque são eles o nosso futuro”, declarou Maicon Mastrone.

“Esse momento é muito importante, parabéns a toda equipe envolvida. Hoje estou aqui com meu neto, consegui tirá-lo de dentro de casa, do celular, do notebook para poder se divertir um pouco de forma diferente da qual ele está acostumado. E estou aqui para me divertir junto com ele”, enfatizou Maria de Lourdes.

Durante a ação no Parque Municipal, os pais e responsáveis vão poder contar com o trabalho da equipe da Secretaria da Saúde, para vacinar àqueles que estejam com vacinas em atraso. “Estamos ofertando vacinas da Influenza, Covid e febre amarela. Os pais e responsáveis podem trazer as crianças acompanhadas do cartão de vacina para registramos e sabermos se tem outras vacinas que precisem ser colocadas em dia, concluiu a técnica em saúde, Maria Madalena.