Quarta-feira - 28/06/2023

“Papo de Gestores” reúne Secretaria Municipal de Educação e diretores de escolas e UEIs

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró realizou nesta quarta-feira (28) a primeira edição do “Papo de Gestores”, encontro que reuniu diretores(as) das escolas, Unidades de Educação Infantil (UEIs) e Unidades de Apoio da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de promover uma gestão colaborativa e a escuta ativa. A atividade, conduzida pela secretária Hubeônia Alencar, aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Cidadania, ao longo de todo o dia.

Pela manhã, a secretária esteve reunida com os diretores(as) das UEIs. No período da tarde, o bate-papo contou com a presença dos gestores e gestoras das escolas e Unidades de Apoio. “É um momento de acolhimento, com música, poesia, afeto, e de troca de experiências, com vistas ao aperfeiçoamento das ações e o alinhamento dessas ações. A dinâmica da Secretaria faz com que muitas vezes esse contato seja via equipe, e sentimos a necessidade que o contato fosse diretamente com a secretária”, pontuou Hubeônia.

Secretária Hubeônia Alencar - Foto: Caio Juliano (Secom/PMM)

A secretária reforça que a ideia principal dessa iniciativa é prestar um serviço cada vez melhor à população. “Semanalmente me reúno com diretores e gerentes da SME para alinharmos as ações, e agora estamos estendendo isso com os diretores das unidades. O objetivo é fazer uma gestão alinhada, desde o Executivo até o diretor, que está na ponta, com um objetivo muito claro: prestar o melhor serviço para a população”, frisou.

Diretor da Escola Municipal Rotary, Kahlil Gibran ressalta a relevância do encontro. “Encontramos na SME todo o apoio para as nossas demandas. Hoje aqui é uma oportunidade para fazermos ajustes nas rotinas das escolas, ouvir a secretária, alinharmos os projetos para o segundo semestre e também uma forma de trocarmos informações e experiências com as demais escolas, tanto da zona urbana quanto da zona rural”, disse.

Kahlil Gibran - Foto: Caio Juliano (Secom/PMM)

A diretora da Escola Municipal Joaquim Felício de Moura, Elke Samyra, também destacou a importância de ações como a realizada nesta quarta-feira. “É um momento diferente, de acolhida. Nós estamos sempre juntos, até porque unidos somos mais fortes. Vamos trocando ideias, e isso é muito importante para contribuir para o desenvolvimento do nosso trabalho na unidade”, relatou.

Nilza Tavares - Foto: Caio Juliano (Secom/PMM)

Nilza Tavares, diretora da Escola Municipal Cornélio Barbalho de Carvalho, localizada na comunidade Riacho Grande, zona rural de Mossoró, esteve presente no encontro e pontuou que a integração entre as equipes é um processo fundamental para o sucesso de qualquer gestão.

“Essa integração de gestores com a secretária é muito importante. A educação está avançando, e não só na zona urbana, como na zona rural também, que está muito bem assistida, acompanhada pela SME”, afirmou, lembrando ainda a revitalização pela qual passou a unidade que dirige. “A realidade mudou 100%. É um sonho que se tornou realidade”, finalizou.

Foto: Caio Juliano (Secom/PMM)