Terça-feira - 13/06/2023

Prefeitura promove encontro sobre saúde mental na UBS do bairro Bom Pastor

Por: Thiago Braga
Foto: Arquivo Secom/PMM

A Prefeitura de Mossoró dá sequência às ações voltadas aos cuidados com a saúde mental da população. Nesse sentido, na próxima quinta-feira (15), às 14h30, acontecerá o segundo encontro do grupo “Saúde e Emoções”. A atividade será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Francisco Nazareno Gurgel Pereira, no bairro Bom Pastor.

Na ocasião, os profissionais e convidados abordarão junto aos usuários o tema “medo". A iniciativa acolhe, atende, e acompanha os usuários que necessitam de um cuidado e atenção especial para com as emoções e saúde mental.

Entre os objetivos do grupo estão o fortalecimento de vínculos comunitários, de amizade e com os profissionais para ampliar a confiança e rede de apoio. Além disso, visa melhorar a compreensão das emoções saudáveis e as que precisam ser reguladas, o que colabora com o autoconhecimento e capacidade de autocuidado e de buscar cuidado.

"O grupo é importante para realizar, na atenção básica, um espaço de escuta e fala. Um espaço de protagonismo dos usuários de saúde mental que seja sistemático. Ademais, é um relevante espaço de soma para a redução de casos graves envolvendo a saúde mental", elencou a assistente social Dorisângela Lima.

Além do debate acerca do tema medo com foco no cuidado com a saúde mental, a equipe da UBS ofertará um café junino ao público participante.

As atividades do grupo "Saúde e Emoções" são realizadas em parceria com o curso de psicologia da Uninassau. O planejamento prevê encontros a cada 15 dias.