Quinta-feira - 25/05/2023

Professores do Atendimento Educacional Especializado participam de encontro formativo

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró dá sequência ao Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), contemplando, na etapa executada esta semana, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atuam nas salas de recursos multifuncionais das unidades de ensino da Rede Municipal e no Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV). O encontro com esses profissionais teve início nesta quinta-feira (25) e segue até esta sexta-feira (26), na Universidade Potiguar (UnP).

A capacitação, que terá continuidade ao longo do ano, tem como tema “A grandeza da educação inclusiva nas miudezas do AEE”. As atividades desta semana acontecem tanto pela manhã, das 7h30 às 11h30, quanto no período da tarde, das 13h30 às 17h30, alcançando cerca de 40 professores do Atendimento Educacional Especializado.

Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial

“Esses encontros são muito importantes para nos fortalecermos enquanto profissionais da Educação Especial, atuando na perspectiva inclusiva com as crianças/alunos, suas famílias, professores, e todos que fazem a comunidade escolar. Por meio da formação continuada, as ações são aprimoradas para garantir acessibilidade e aprendizagem às crianças/alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superlotação", destaca a coordenadora de Educação Especial da SME, Leilimar Bezerra.

A coordenadora ainda lembra que este ano já foi realizado um encontro formativo com as famílias de alunos com deficiência e minicurso voltado para os auxiliares de sala. Outras capacitações ocorrerão ao longo de 2023, incluindo professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, por exemplo.

Professora Aparecida Dias

A professora Aparecida Dias, que atua na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, participa da formação e ressalta a relevância da iniciativa promovida pela Secretaria de Educação. “Essas formações são de extrema importância para que a gente possa estar compartilhando, aprendendo, desenvolvendo a nossa sensibilidade para com esse trabalho que é tão importante no dia a dia com os alunos com deficiência”, disse.

Lúcia Câmara, professora do CADV, também participa do encontro e destaca a importância da capacitação. “Todo processo de formação, de capacitação é importante para o professor, para o aluno. É sempre bom estar inovando, ouvindo informações, compartilhando momentos, isso faz parte do nosso processo de crescimento e aprendizagem”, comentou.

Lúcia Câmara, professora do CADV

A professora Selma Bedaque, que integra a equipe da Coordenadoria de Educação Especial, é uma das formadoras do encontro. “É um momento em que a Educação Especial se volta para a sua ação especializada sempre na perspectiva inclusiva. As ações são voltadas para a melhoria da qualidade educacional das crianças, dos jovens, adultos com deficiência na Rede”, afirmou, acrescentando:

“Traçar um plano estratégico de formação que envolva o professor de uma maneira diferenciada, na criação de novas alternativas do processo inclusivo, é um desafio instigante, único, singular, porque a gente constrói, conjuntamente, estratégias para que a criatividade esteja presente o tempo todo, para que os alunos com deficiência tenham mais acesso à aprendizagem, porque o que nós almejamos é acreditar no aluno e oferecer subsídios para que ele avance”, frisou.

AVANÇOS

A Prefeitura de Mossoró tem efetivado avanços expressivos na Educação Especial ao longo dos últimos dois anos, como, por exemplo, a ampliação do número de salas de recursos multifuncionais voltadas para o Atendimento Educacional Especializado. No início de 2021, eram 14 unidades contempladas com salas de AEE, número que passou, atualmente, para 22.

Também já foram realizadas obras de acessibilidade em diversas unidades de ensino, bem como ocorreu, nesta gestão, a maior contratação de auxiliares de sala da história, com aproximadamente 700 em atuação no momento. Há ainda, em andamento, o trabalho para a Regulamentação da Educação Especial no Município, entre outros pontos.